Longarina carro
Longarina para
Longarina: informações úteis
Como detectar um problema na longarina do chassis?
Na maioria dos casos, a longarina dos chassis não pode ser inspeccionada sem ser removida do veículo. Assim, a verificação do estado do componente sem assistência profissional está limitada à examinação da geometria da carroçaria do carro. Assegure-se que todas as portas fecham com a aplicação da mesma força, e que que estão ao mesmo nível em relação à carroçaria do carro. Usando uma fita métrica, meºa a distância entre os suportes dos amortecedores, a distância entre rodas e as diagonais das portas, e compare os resultados com os dados especificados na documentação técnica do veículo. A verificação mais detalhada irá exigir bancos de testes especiais; pelo que é melhor procurar assistência numa estação de serviço.
Pode notar que a longarina do chassis necessita de diagnóstico se observar os sintomas que se seguem:
- o veículo desvia para um dos lados, em movimento;
- os pneus gastam-se de forma desigual;
- as portas, a capota e a porta da bagageira não fecham bem;
- vibração sentida no volante durante a condução a altas velocidades.
Motivos de avaria da longarina do chassis
A longarina do chassis é um elemento que suporta a carga da carroçaria do carro que suporta as maiores forças de impacto durante uma colisão. Assim, a razão mais comum da sua avaria é um impacto físico intenso durante um acidente. Após um acidente rodoviário, o componente pode ficar deformado ou partir.
As longarinas do chassis podem também empenar devido à utilização frequente do veículo em estradas de má qualidade, ou em condições de todo-terreno, já que quando o carro passa por cima de lombas e buracos, especialmente a altas velocidades, os componentes têm de suportar cargas elevadas.
A exposição à humidade e a químicos agressivos podem levar a que a longarina do chassis a sofrer de corrosão ao longo do tempo. Para o evitar, elimine as pequenas fendas e mossas na pintura imediatamente após a sua descoberta.
Reparação da longarina do chassis
A reparação da longarina do chassis requer a utilização de equipamento especial, dispendioso, pelo que apenas pode ser feito em condição numa estação de serviço. A quantidade de trabalho e a escolha do método de restauração dependerá do tipo e da extensão dos danos.
Em caso de corrosão da perfuração, caso não se espalhe ao longo de toda a superfície do componente, a longarina deve ser reparada recorrendo a solda a gás ou eléctrica. A zona com defeito deve ser limpa, e deve ser soldado um remendo por cima, após o que as juntas da solda devem ser cobertas com compostos anti corrosão, por exemplo, enchimento betuminoso.
As pequenas deformações são eliminadas através de tracção num banco especial. As áreas severamente deformadas, se no total não se tratar de uma área muito grande, são cortadas, sendo soldadas novas peças no seu lugar.
Em caso de danos mais sérios, mesmo as reparações da mais elevada qualidade não garantem a robustez original do veículo, pelo que a longarina do chassis deve ser susbstituída.
Substituição da longarina do chassis
Não pode substituir a longarina do chassis sem ajuda profissional se não tem a habilidade e os equipamentos necessários. Para aceder ao componente necessita desmontar o motor e os radiadores, a suspensão dianteira e desligar o sub-chassis e outros componentes. Após esses passos, a longarina danificada deve ser nivelada num banco especial para cumprir com os parâmetros da suspensão e da geometria da carroçaria do carro e apenas após isso
é substituída.