Luz de matricula carro
Luz de placa para
Luz de placa: informações úteis
Como detectar falhas na luz da matrícula
Geralmente, o diagnóstico da luz da matrícula não levanta quaisquer problemas. Em primeiro lugar, ligue a ignição e depois as luzes. Se nenhuma das luzes traseiras nem os faróis estiverem a funcionar, e as luzes de estacionamento tão pouco, o fusível deve estar queimado ou o interruptor no habitáculo avariado.
Se apenas uma das luzes da matrícula não funciona, inspeccione-a: fendas, riscos e vidro baço, suportes danificados ou contacto oxidados são sinais de que a peça necessita de substituição. Assegure-se que o filamento da lâmpada não está queimado, e verifique que as ligações não estão soltas e que a cablagem está intacta. Utilize um multímetro para ver se as luzes estão a receber energia. Se não consegue encontrar e resolver a avaria sozinho, contacte profissionais.
Pode identificar que a luz da matrícula necessita de ser inspeccionada de acordo com os seguinte sintomas:
- a luz ficou mais fraca;
- uma das lâmpadas não liga;
- ao conduzir, especialmente em estradas de má qualidade, as luzes cintilam;
- o indicador da luz da matrícula pisca no painel de instrumentos.
Causas de falhas da luz da matrícula
Em muitos casos, a inoperacionalidade das luzes da matrícula é provocada pela fusão dos filamentos das lâmpadas: são consumíveis com uma vida útil limitada. As lâmpadas muito frequentemente fundidas, são normalmente resultado da sua má qualidade, mau contacto no casquilho ou nível instável de voltagem no circuito eléctrico.
A exposição à humidade, sujidade e químicos agressivos provocam a destruição da bainha protectora da cablagem e a oxidação dos contactos, que aumenta substancialmente o risco de curto circuito. A cablagem instalada na bagageira ou sob a carroçaria do carro pode também sofrer rupturas em resultado de fortes impactos de força ou desgaste por abrasão.
Um nível instável de voltagem no circuito, a instalação de luzes da matrícula com demasiada potência, ou fusíveis com amperagem demasiado elevada podem resultar no derretimento da superfície da carcaça das luzes da matrícula.
Durante a época fria, todos os trabalhos relacionados com a desmontagem das luzes deve ser levado a cabo num compartimento com temperatura amena, para evitar o aparecimento de fendas nos componentes.
Reparação e substituição das luzes da matrícula
A reparação das luzes da matrícula consiste na limpeza dos contactos e substituição dos componentes com defeito: interruptores, cablagem, ligadores, lâmpadas ou lentes. A instalação de novas luzes, a substituição dos casquilhos ou de lâmpadas propriamente ditas, pode ser feita sem ajuda profissional. Para o fazer, siga os passos abaixo:
- Desligue o terminal negativo da bateria.
- Desaparafuse os fixadores das luzes. Por vezes, para aceder ao componente, necessita desmontar o forro da bagageira ou o seu friso. Nalguns carros, a luz deve ser removida pelo exterior, soltando uns clips de fixação com uma chave de fendas. Neste caso, pode ter de desmontar a matrícula.
- Desligue o ligador da cablagem da peça e remova esta última.
- Se a luz é constituída por elementos, instale uma nova lâmpada ou casquilho, se for uma só peça, substitua-a.
- Ao instalar peças novas, necessita de substituir os vedantes e lubrificar os parafusos com um agente especial à base de silicone.
É melhor contactar um profissional para substituir a cablagem e os ligadores.