Pára-choques carro
Parachoques para
Parachoques: informações úteis
O pára-choques é uma parte importante que protege a parte dianteira e da parte traseira do carroçaria, no caso de um acidente. A história do pára-choques moderno começou em 1976, quando a empresa SIMCA pela primeira vez aplicadou o pára-choques em plástico integrados na carroçaria. Muito rapidamente, espalhou-se entre os fabricantes de automóveis na Europa. Nessa altura, esta peça foi pintada de preto, como uma regra. Às vezes, encontravam-se pára-choques com inserções decorativas de cromo. Ao mesmo tempo, as guarnições plásticas das paredes laterais do carro, que foram chamados “pára-choques laterais”, tornaram-se muito difundidos. Com as exportações dos carros europeus para os EUA, um novo pára-choques também foi “exportado”. Ele tinha as suas próprias características nacionais - principalmente eles não eram feitos de plástico, mas só de cromo e alumínio.
Mais tarde, nos anos 80, o pára-choques com design integrado diferente tornou-se generalizado. A sua forma tomou em conta as exigências aerodinâmicas. Portanto, o seu design é mais complicado: a parte inferior do pára-choques era semelhante a um perfil alar, cuja função era reduzir o fluxo de ar por baixo da carroçaria. Também, haviam cavidades especiais, projetadas para a montagem das luzes de nevoeiro e dos piscas. Logo, a moda mudou e apareceram os pára-choques pintados na cor da carroçaria. Estes foram quase os mesmos pára-choques integrados, mas com algumas diferenças. A principal delas é o material de produção. Em vez de plástico, foram utilizados fibra de vidro e termoplástico. Além disso, no interior do pára-choques, havia uma estrutura metálica, que resistia melhor às possíveis deformações. As desvantagens de tais pára-choques são a fragilidade, a complexidade, o seu custo elevado e alto custo das reparações.
No que diz respeito aos mais modernos pára-choques, eles diferenciam principalmente pela forma. Eles não são mais a ideia de um designer particular, mas a extensão de um carro. Aconteça o que acontecer ao seu pára-choques ou outras peças da carroçaria do carro - paredes laterais, porta-bagagens ou bagageira, tampa de mala, leve a sério a compra de peças de carro. Não encomende peças de baixa qualidade. Na loja on-line você pode encomendar qualquer peça original do carro a um preço excelente.
Como detetar defeitos no para-choques
Normalmente é fácil de detetar um defeito no para-choques com simples inspeção visual. Por isso os diagnósticos profissionais do componente executa-se um tanto para a estimativa do grau de danos e especificação de reparações, do que para a constatação do dano em si.
Pode notar que o para-choques requer diagnóstico pelos seguintes sinais:
- a condução é acompanhada por ruídos estranhos;
- o para-choques vibra muito durante a condução;
- o espaço entre o componente e a carroçaria do automóvel está maior;
- a peça perde a sua integridade.
Causas de defeitos do para-choques
Os defeitos mais comuns dos para-choques são os danos mecânicos, arranhões, rachas e fendas. Surgem por causa de impactos com outros veículos, no passar por cima de obstáculos, por exemplo durante o estacionamento e por causa do batimento de pedras e de outros objetos sólidos durante a condução nas estradas com uma superfície de má qualidade. O risco de danos no para-choques também aumenta no caso em que prefere o estilo de condução agressivo. A condução na estação fria representa uma ameaça: há uma possibilidade que uma bola de neve pesada voe através das rodas do veículo que segue à frente.
Além disso, o para-choques é significativamente exposto à influência ambiental agressiva. Variações de temperatura, sujidade, humidade, raios de sol direto e o degelo no decorrer do tempo podem levar à destruição do material, do que o componente é composto. Ignorar pequenas lascas de arranhões e de pintura é perigoso: tais defeitos aumentam significativamente o risco de corrosão (real para os para-choques de metal). Os para-choques de plástico podem derreter sob a influência de temperatura extremamente elevada, por exemplo no fogo. As fixações mal afixadas ou com folga elevam o risco de avaria do componente; Por isso é importante inspecionar regularmente os parafusos de aperto e a condição das fixações.
Reparação do para-choques
- Se existem pequenos arranhões e pequenos danos à superfície da pintura, pode se livrar de tais defeitos com a ajuda dos produtos de polimento. Se necessário, a superfície é coberta também com o esmalte da cor correspondente. Se o para-choques foi significativamente riscado, então antes do polimento e pintura, deve encher e pressionar as peças danificadas e depois deve secá-las.
- Para eliminar as desigualdades no componente de plástico, deve aquecer a superfície com a pistola de calor e em seguida, restaurar a sua forma original, usando ferramentas especiais. Quando a temperatura do para-choques baixa para um valor regular, precisará executar o enchimento e a pintura. Para a eliminação dos defeitos no componente de metal, são utilizados um perfurador e um martelo ou um equipamento de nivelamento.
- Se o para-choques foi produzido tendo sido utilizada a tecnologia de moldagem o frio, é usada uma cola especial para a remoção de defeitos, na maioria dos casos uma de poliuretano. Primeiro a superfície deve ser limpa e desengraxada.
- Os componentes, produzidos usando a tecnologia de moldagem a quente, são reparados com a ajuda de solda térmica. Isso permite eliminar eficientemente as rachas, danos e lascas.
- As ruturas de componentes feitos de resina de poliéster, podem ser eliminadas através de um método de laminação. Para a reparação de danos, uma malha especial reforçada com uma camada de cola é colocada no interior, e os elementos perdidos são substituídos por outros similares. Deve encher a superfície após o endurecimento.
Substituição do para-choques
Se for impossível executar as reparações, é necessária a substituição do para-choques. Alguns proprietários de automóveis tentam substituir a peça por conta própria a fim de poupar no orçamento. Mas muitas vezes a substituição leva muito tempo e não conduz aos resultados desejados devido à falta de experiência, ferramentas e compreensão das especificidades da fixação. Portanto, é aconselhável pedir a ajuda de especialistas.