Guarda-lamas carro
Guarda-lamas para
Guarda-lamas: informações úteis
Uma parte integrante da proteção do carro, bem como de muitos outros veículos, incluindo aviões, motos e bicicletas, é o pára-lama. A principal função é a protecção, também é importante para o aspecto do carro. A proteção contra poeira, pedras, sujeira - esta é a idéia principal da fabricação de pára-lama de carro. O nome do pára-lama automotivo vem desde os tempos da tripulação e por quase três séculos, continua a ser o mesmo, excepto as suas características técnicas.
No entanto, hoje existem requisitos claros na produção de pára-lama que pode variar em função do país fabricante. Antes de tudo, isto diz respeito à colocação de pára-lama em relação ao eixo do veículo e ao seu peso. Como uma regra, o pára-lama de carro é montado em três lugares diferentes. É necessário ter em conta quando as peças são montadas.
Na maioria dos casos, o pára-lama é danificado em resultado de um acidente ou por causa de anos de funcionamento. É razoável encomendar um novo pára-lama para substituí-lo, em vez de reparar a antiga peça. Não importa qual é a razão para a substituição do pára-lama - dentes visíveis ou arranhões ou reparação - você sempre pode encomendar online um novo pára-lama a um preço muito acessível.
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Falhas do para-lama
- deformação;
- alteração da cor da peça;
- oxidação e corrosão;
- descasque da tinta.
Sinais de avaria do para-lama
- danos causados por acidentes ou lavagem;
- efeitos da luz solar a longo prazo;
- alterações súbitas de temperatura;
- danos à superfície do para-lama por produtos químicos.
Diagnóstico
Existe uma forma fácil de verificar se o para-lama está danificado ou deformado. Use um molde feito de tiras lisas de tamanho idêntico. É preferível ter um molde com tiras amarelas e pretas. Deve ser colocado no para-lama e olhar para a superfície da peça como para um espelho. Se as tiras estiverem dobradas existem entalhes impercetíveis.
Tem de diagnosticar as bordas da peça adequadamente. Se existirem áreas com separação de tinta, é importante cobrir esta superfície com material anticorrosivo ou repintar a peça. Não há necessidade de fazer o diagnóstico com regularidade, contudo, é recomendável inspecionar visualmente a peça a cada alguns meses.
Reparação e substituição dos para-lamas
Segundo as características e a área da peça danificada, podem ser feitas muitas reparações. É fácil livrar-se de entalhes pequenos com a ajuda de um macaco e uma travinca. Desta forma não tem de remover a peça para ser restaurada.
Se os danos forem mais graves, a peça vai ter de ser retirada. Adicionar relevo requer equipamento específico. Os entalhes de grande dimensão são corrigidos primeiros nas bordas e depois no centro. Quando estes processos são concluídos, a superfície do para-lama tem de ser novamente pintada e colocada.
Um diagnóstico por computador ajuda a selecionar a tinta necessária. É difícil pintar peças pequenas do para-lama sem haver uma alteração percetível da cor. Daí toda a peça ser reparada. É recomendável usar tinta e verniz de alta qualidade, para prevenir que a superfície da peça perca ou mude de cor.
Se for encontrada corrosão a peça tem de ser substituída.