Cava da roda carro
Cobertura cava da roda para
Cobertura cava da roda: informações úteis
O arco da roda, formando um arco sobre a roda, é um todo com o amortecedor. Devido a isso, ao substituir esta parte, em primeiro lugar, você precisa ajustar as rodas. Se você decidiu substituir o arco da roda, a tabela de reparação da carroçaria, onde todas as dimensões exigidas são listadas, vai ajudar-te. Até recentemente, o principal problema de todos os arcos das rodas era a corrosão, que aparece por causa do contacto constante com a água quando está mau tempo. Além disso, o arco da roda sofre um forte desgaste abrasivo.
No entanto, nos automóveis modernos, o arco da roda é processado com uma solução anti-corrosão especial na fábrica. Portanto, não há mais necessidade de processá-lo com outra coisa. Esta variante é ideal para os proprietários de carros cujos veículos funcionam continuamente em condições de mau tempo, quando as estradas são processadas com diversos reagentes químicos. Muitas vezes, os motoristas colam nos arcos da roda de plástico um material de amortecimento para reduzir o contacto com vários objetos estranhos.
Além do desgaste e rasgamento, o arco da roda pode ser danificado durante a instalação de outras peças de automóveis, tais como o sensor de temperatura do espelho. Para instalá-lo, você precisa remover o arco da roda. A decapagem do suporte da roda também pode ser um grande problema para os proprietários de automóveis. Se você ouvir um som forte de vibração das rodas, significa que o arco da roda ou os seus componentes estão esfregando contra a roda e isso é a causa do som.
Alguns proprietários de automóveis tentam reparar o arco defeituoso de roda. Mas uma peça do carro reparada irá funcionar por um curto período de tempo e levará de volta para o problema. É mais barato e mais rápido para encomendar online uma nova peça sobressalente para o seu carro. Além disso, os preços da nossa loja online para todas as peças do carro, incluindo condensador, trocador de calor e cilindro escravo são muito mais baixos do que nas oficinas de reparação ou lojas de outras especialidades.
Falhas das cavas da roda
- deformação do componente;
- fracturação do metal resultante do impacto de tensões alternadas;
- surgimento de ferrugem;
- danificação dos tampões da cava da roda ou dos seus fixadores;
- funcionamento incorreto das peças laterais;
- aparecimento de pequenas fissuras e outros defeitos na superfície, resultantes de impacto mecânico.
Sinais de avaria na cava da roda
- desgaste visual do componente;
- ruído de pancadas na base ao conduzir;
- guinchar e bater ao fazer curvas;
- sons estranhos nas rodas ao conduzir.
Causas de avaria na cava da roda
- consequências da humidade e produtos químicos durante um longo período de tempo;
- fixação incorreta dos tampões da cava da roda ou fixadores soltos;
- cavas da roda montadas desenhadas para outro modelo de carro;
- acidente automóvel ou golpes de partículas ao conduzir;
- montagem incorreta da roda;
- falta de limpeza de sujidade das cavas da roda, falta de manutenção.
Diagnóstico
Tem de inspecionar regularmente o estado das cavas da roda, deve fazê-lo desmontando a roda e verificando visualmente. Caso detete ferrugem ou danos graves, têm de ser reparadas.
Para verificar a superfície interior da cava da roda tem de a desmontar. O componente deve ser desligado da parte lateral e os fixadores retirados.
A vida útil das cavas da roda não é limitada. Se o carro tiver manutenção adequada, pode não precisar de as substituir durante todo o período de utilização do carro.
Reparação e substituição das cavas da roda
As reparações são classificadas em destinadas a reforçar a estrutura e em eliminar danos.
Para prolongar a vida útil das cavas da roda ao máximo deve colocar substâncias contra a corrosão, ataque de cascalho e outros objetos sólidos nas superfícies da cava da roda. As placas de reforço e outras peças servem como proteções adicionais. Caso a superfície da cava da roda sofra pequenos danos, devem ser soldadas.
Ao instalar rodas com um diâmetro maior ao padrão, deve montar extensões de cava da roda específicas. Isto permite que a roda rode livremente sem tocar na superfície da cava da roda.
Os remendos metálicos são adequados para consertar pequenas fissuras ou cortes de uma ponta a outra, podendo ser soldados ou colados com um composto específico.
Se não forem detetadas avarias é ouvido um grande ruído ao conduzir, sendo recomendável cobrir as cavas da roda com material insonorizado, como materiais betuminosos. O material insonorizado é aplicado em várias camadas, sendo por esse motivo preferível que estes trabalhos sejam feitos numa oficina.
Se as cavas da roda sofrerem danos mecânicos significativos resultantes de um acidente automóvel, têm de ser instalados componentes novos. Corrosão grave do metal é outro sinal que requer substituição, que surge quando o carro fica no exterior durante muito tempo.