
Capô para carro
Capot do motor para
Capot do motor: informações úteis
O capô é uma peça do automóvel bastante grande que se relaciona com as partes da carroçaria do veículo. A sua função principal é proteger o motor e outros elementos do compartimento do motor no caso dos impactos de factores externos. Além da proteção, o capô assume algumas outras tarefas. Devido à aumentação das suas propriedades aerodinâmicas, o ruído do motor é absorvido. No que diz respeito ao seu design é importante notar que, geralmente, o capô está ligado à carroçaria do automóvel por juntas ou trinco. Mas nos carros de corrida, a capô é realizada com a ajuda de parafusos prisioneiros.
Na maioria dos casos, há um logótipo do fabricante do automóvel, uma entrada de ar e jectos de água na capô. Para reforçar o isolamento do ruído de motor, esta parte é coberta com um material especial de insonorização lá dentro. Além disso, para proteger o pára-brisas, um deflector está instalado no capô. Muitos proprietários de automóveis sentem-se desconfortável porque o capô é pesado ao abri-lo. Para resolver este problema, alguns capôs são equipados com um empurrador telescópico pneumohidráulico. Assim, o capô não está só aberto automaticamente, mas também está mantida a segurança nessa posição.
Nos últimos anos, nos países desenvolvidos, como o Japão e a UE, foram criados padrões de peso e rigidez do capô. Isto deveu-se ao facto de que os peões sofriram ferimentos da cabeça na colisão com o automóvel. As novas regras, levou à criação de novos capôs com painel interno e pequenes soquetes cônicos. Um capô seguro tornou-se uma das principais idéias dos designers de carros modernos. Uma das novidades é um absorvedor mecânico de energia feito de alumínio.
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Falhas do capô do motor
- deformação do capô do motor;
- danificação das placas de reforço;
- dobradiças, fechadura ou presilhas partidas;
- cabo danificado;
- avaria do amortecedor;
- fracturação do metal.
Sinais de avaria do capô do motor
- aerodinâmica violada;
- camada de tinta danificada;
- o capô não fecha adequadamente;
- o capô sobe e desce com dificuldade;
- o capô abre sozinho;
- o capô bate e produz outros ruídos ao conduzir.
Sinais de avaria do capô do motor
- o carro é muito utilizado em condições climatéricas muito adversas;
- danos causados por impacto mecânico;
- montagem incorreta;
- acidente automóvel;
- sistema de montagem funciona incorretamente;
- impacto de químicos e humidade.
Reparação do capô do motor;
Para se livrar de amolgadelas individuais e eliminar marcas de batidas, primeiro deve limpar o fragmento com deformação e retirar a camada de tinta, depois colocá-lo na forma original e cobrir todas as irregularidades com primário. Depois a superfície é tratada por uma substância que previne a corrosão e depois pintada e polida.
Se os fixadores e dobradiças estiverem avariados são substituídos por novos. Uma plataforma para desenhar metal e uma máquina de soldar podem ajudar com danos mais graves.
Se o cabo, a fechadura ou o amortecedor não funcionarem corretamente deve ajustá-los, particularmente o acionador. Se estas peças estiverem avariadas, é necessário substituí-las.
Substituição do capô do motor
O capô pode ser substituído por conta própria ou por especialistas de uma oficina. Tem de executar os seguintes passos:
- Levantar a tampa do capô e desligar o cabo do terminal negativo da bateria.
- Limpar a ferrugem e sujidade das dobradiças com uma substância específica e uma escova.
- Retirar o trinco e desligar o cabo, depois desmontar a fechadura eletrónica.
- Desaparafusar os parafusos e retirar a peça danificada das dobradiças.
- Colocar primário e pintar os locais de apoio.
- Colocar uma fechadura numa peça nova e depois montá-la ligando os furos da carroçaria e as dobradiças com parafusos.
- Ligar o cabo ao terminal negativo da bateria.