
Volante Do Motor para carro
Volante de inércia para
Volante de inércia: informações úteis
O volante cumpre várias funções em diversos sistemas do motor. Em primeiro lugar, esta parte do carro diminui a rotação irregular da cambota, no caso em que o volante é considerado como um elemento construtivo de um mecanismo de manivela. Também transmite o torque de motor do veículo à caixa de velocidades, no caso em que é o disco principal da embraiagem. Quando o volante é movimentado, a engrenagem do redutor arranca o sistema. Ele envia o torque do motor de arranque para a cambota.
Devido à acumulação de energia cinética e eficiência, a pulsação de torque é regularizada. Ao mesmo tempo, a energia do êmbolo de trabalho, que é consumida quando outro ciclo do motor ocorre, é acumulada. Com um grande número de cilindros, para o pistão, o curso de combustão leva mais tempo. Ao mesmo tempo, o torque é mais uniforme e reduz a massa do volante. O rolamento mais poderoso do motor é o volante, que está ligado na saída da cambota perto do rolamento traseiro principal. Hoje existem vários tipos de design de volantes – de só uma peça, bimassa e iluminado.
O mais comum volante é o de só uma peça, que é um disco grande, feito de um ferro fundido. Para assegurar a rotação da cambota quando arranca o motor do carro, do lado exterior do disco é pressionada a engrenagem do anel de aço. Por outro lado, há um cubo para prender a flange da cambota.
Se o volante do seu veículo está danificado, é melhor substituí-lo do que repará-lo, porque mais cedo ou mais tarde, esse peça irá desgastar-se. Para poupar na substituição, antes de ir para um centro de serviços, encomende peças sobressalentes de automóveis, tais como cambota, flange ou volante na loja online. Assim, você vai economizar não só dinheiro, mas também o seu tempo, que pode ser incerto, se você decidiu encomendar o item numa estação de serviço.
Como detectar falhas do volante
Aconselha-se que comece a inspecção do componente com um teste da superfícies. Para começar, ligue o motor e ouça. Se em ponto morto, ao aumentar da velocidade até ao máximo, ouvir um batimento e sentir vibrações, talvez o volante tenha problemas.
Para um diagnóstico mais avançado, tem de desmontar a peça e examinar a sua superfície. Frequentemente encontrará manchas de várias cores, indicando o sobreaquecimento do volante. É muito importante avaliar adequadamente o posicionamento das manchas. Manchas multicolores e zonas escurecidas na superficie de fricção do componente indicam um sobreaquecimento breve, mas não indicam falha do volante. Mas se durante a inspecção verificar zonas recozidas com coloração azulada do diâmetro exterior ou na zona dos rebites de fixação, descoloração dos lados e na traseira, se descobrir fendas e moças na superfícies ou fugas de lubrificante, a peça necessita de ser substituída.
Para verificar o desempenho do volante é necessário equipamento especial, com o qual pode estimar o ângulo máximo de torção e as folgas axial e radial do volante.
Pode identificar a necessidade de diagnóstico do volante na presença dos seguintes sintomas:
- barulho de raspagem quando o motor está em ponto morto, desaparecendo ao pressionar o pedal da embraiagem;
- batimentos à volta da transmissão durante o arranque do motor;
- vibrações durante a aceleração, em especial em segunda e terceira velocidades, bem como quando o motor é desligado;
- o carro movimenta-se aos solavancos quando o overdrive está ligado.
Causas de falhas do volante
Muitas falhas do volante acontecem devido ao sobreaquecimento. O desempenho contínuo sob cargas de calor elevadas podem levar à destruição dos separadores e das molas de amortecimento, bem como o aparecimento de fendas da superfície funcional. Além disso, o aumento extremo da temperatura pode causar a combustão ou ebulição do lubrificante no interior, o que normalmente leva ao seu bloqueio e à destruição do rolamento axial.
O sobreaquecimento do volante resulta do funcionamento instável do motor, em avarias na embraiagem, falhas no fornecimento de combustível e nos sistemas de ignição e de um estilo de condução agressivo.
Frequentemente, a falha do componente ocorre devido ao negligenciar das recomendações para utilização do carro. Por exemplo, por causa do hábito de conduzir a rpm reduzidas, fazer mudanças bruscas de velocidades, largar o pedal da embraiagem ou arrancar em overdrive, as cargas mecânicas no volante aumentam consideravelmente, o que resulta na quebra das molas amortecedoras, na avaria dos rolamentos axiais e separadores, e por vezes, provoca mesmo o desgaste da carcaça da unidade. Algumas falhas são provocadas por afinações do motor não qualificadas com o intuito de aumentar a sua potência.
Substitiução do volante
Aconselha-se que substitua o volante bimassa a cada substituição da embraiagem, a cada 180.000 quilómetros, em média. Mas se cumprir com as recomendações de utilização, o volante pode ter uma vida útil muito mais longa. Os volantes de massa única têm uma vida útil ainda mais longa.
O procedimento de instalação de nova peça é complicado, exigente e demorado. Além disso, é necessário equipamento especial. É por isso que a substituição do volante é aconselhável numa estação de serviço.