
Cabo de embreagem de carro
Cabo embraiagem para
Cabo embraiagem: informações úteis
Hoje são conhecidos três tipos de embreagem por meio da forma de actuação: mecânica, hidráulica e eletromagnética. A maioria dos carros modernos são equipados com actuação mecânica e hidráulica. A actuação electromagnética é utilizada muito raramente, quando é necessário automatizar o processo de controlo da embraiagem. A fim de facilitar a condução, os automóveis modernos são equipados com amplificadores pneumáticos e à vácuo no acoplamento de accionamento.
Quando se trata da forma de transmissão hidráulica, conhecida como embraiagem hidráulica, como o título indica, ela usa a propriedade de incompressibilidade do líquido, a mesma coisa aplica-se também no sistema de engrenagem hidráulica. O esquema da actuação é bastante simples – os cilindros mestre e cilindros escravos são conectados por uma tubulação. Além disso, os cilindros hidráulicos têm válvulas especiais para remover o ar do motor.
Os carros pequenos costumam usar o sistema mecânico do cabo de embraiagem. As diferenças mais importantes são a simplicidade e o baixo custo. Ao mesmo tempo, com este tipo de accionamento por causa do desgaste das guarnições de fricção, a posição do pedal da embraiagem é frequentemente mudada. Para resolver este problema, há a possibilidade de ajustar manualmente e automaticamente o accionamento por cabo.
Como os cabos de embraiagem estão sujeitos ao enorme estresse mecânico, muitas vezes desgastam-se. Os principais sinais do desgaste dos cabos de embraiagem são o aumento do uso de energia para o acoplamento da embraiagem, os sons característicos, bem como o patinagem e trepidação da embraiagem. Se você enfrentar este tipo de problemas, você precisa encontrar a peça necessária para a substituição. Não faça isso nos centros de serviços e lojas especializadas, mas sim nas lojas da Internet. Devido aos preços baixos e a boa qualidade das peças de carro na nossa loja on-line, você pode encomendar quaisquer peças do carro (amortecedor, sensor de temperatura ou farol) para qualquer marca de carro.
Como detectar um cabo da embraiagem com defeito
O diagnóstico do cabo da embraiagem envolve a sua inspecção. A perda de integridade da bainha de plástico, a ruptura parcial ou completa dos cabos de aço , o seu estiramento e corrosão, bem como os fixadores danificados indicam a necessidade de substituir o componente.
Pode notar que o cabo da embraiagem necessita de diagnóstico, se notar os seguintes sintomas:
- ao engrenar as mudanças, ouvem-se sons estranhos;
- o pedal da embraiagem não oferece resistência ao ser pressionado, ou move-se com solavancos;
- o veículo acelera demasiado lentamente;
- consumo de combustível exagerado;
- cheiro a queimado sentido no habitáculo;
- impossibilidade de engrenar mudanças.
Motivos para avaria do cabo da embraiagem
Dada a sua localização, o cabo da embraiagem está constantemente exposto à influência agressiva de químicos, humidade e sujidade. Além disso, o cabo funciona em condições de alterações frequentes de temperatura. Tudo isto resulta eventualmente na destruição do fole e em fendas na bainha de plástico. A acumulação de sujidade no interior destes elementos está associada ao encravamento do cabo e penetração da humidade pode levar a corrosão.
Dada a falta de lubrificante o componente pode desgastar-se, pelo que deve ser lubrificado de tempos a tempos. O lubrificante deve ser escolhido de acordo com as instruções do fabricante do veículo. A utilização do lubrificante errado pode danificar os elementos de borracha e plástico. A instalação correcta do componente é também importante. Em particular, evite a distorção do cabo durante a instalação, caso contrário, o risco de ruptura irá aumentar imensamente.
Frequentemente, a falha do cabo da embraiagem deve-se à má qualidade do seu fabrico. A bainha de plástico destes componentes não consegue suportar elevadas temperaturas e pode derreter. Além disso, não consegue evitar a entrada de humidade e sujidade no componente.
Substituição do cabo da embraiagem
O cabo da embraiagem não é reparável. Em caso de falha, deve ser substituído. A instalação do novo componente é fácil e pode fazê-lo sem ajuda. Para o fazer, terá de:
- Abra o capô e fixe-o numa posição segura. Em alguns veículos, para maior conveniência de reparação, é necessário desmontar o limpa pára-brisas e a tampa de plástico instalada entre o pára-brisas e a capota.
- Afrouxe as porcas de ajuste do cabo da embraiagem, e cuidadosamente remova-o do suporte.
- Extraia o terminal do cabo da forqueta da embraiagem localizado na caixa de velocidades.
- Remova a tampa protectora do pedal da embraiagem.
- Desmonte o clip de retenção do pedal da embraiagem, e puxe a outra ponta do cabo.
- Do lado do habitáculo, remova a placa de apoio do cabo da embraiagem e remova o cabo.
- Instale o novo cabo executando os passos anteriores na ordem inversa.
- Após a instalação do novo cabo, é necessário proceder ao seu ajuste.