
Platô da embreagem carro
Prensa de embraiagem para
Prensa de embraiagem: informações úteis
Todo motorista sabe a importância do sistema de embraiagem nos carros, como o seu movimento vai depender dele. Mas o que influencia o funcionamento das peças para fornecer a transmissão do torque do motor para as peças de transmissão? A placa da embraiagem é um dos elementos mais importantes do sistema de embraiagem que detém a potência do carro. O disco da embraiagem está localizado entre o volante e a placa de pressão. O disco da embraiagem é também uma parte importante no funcionamento de todo o sistema. Na sua parte central são instalados ranhuras especiais, devido a que o disco está ligado ao veio ou eixo primário da caixa de velocidades. A espessura da peça é de cerca de oito milímetros. Quando se pisa no pedal, por algum tempo, o disco de embraiagem está numa posição estável e, em seguida, começa a girar em velocidades de até 6.000 rotações por minuto.
Essa ação leva ao aquecimento e atrito de que alguns componentes. Contudo, o funcionamento da embraiagem depende deles. Durante a transmissão do binário motor, o disco de embraiagem gira sobre o eixo de transmissão. Neste caso, a velocidade da rotação é gradualmente reduzida até que o motorista comuta novamente a velocidade. Se ele remove o pé do pedal, todos os processos vão promover uma ligação secundária do motor à transmissão. De modo a torná-lo mais macio, no compartimento central da placa de pressão existem molas especiais. Acontece que o motorista reduz drasticamente a embraiagem. Isto leva aos golpes, que ocorrem no caso de uma ligação directa de transmissão com o motor. Para garantir a segurança e a integridade dele é muito importante para atenuar o impacto, o que é feito devido a estas molas.
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Como detetar o mau funcionamento do rolamento de desengate da embraiagem
Barulhos estranhos na embraiagem têm várias razões. Estes sons podem indicar falhas do rolamento de desengate da embraiagem e o mau funcionamento da caixa de velocidades. Para perceber, qual o componente que requer reparação ou substituição, pressione a embraiagem e ouça. Se o ruído parar, significa que o problema está na caixa de velocidades. Se o som aumentar, o problema está no rolamento.
Pode notar que o rolamento de desengate da embraiagem requer diagnóstico pelos seguintes sintomas:
- ruídos estranhos com o funcionamento do motor e embraiagem engatada (especialmente no tempo quente);
- os deslizes da embraiagem;
- o motor fica frequentemente sobreaquecido;
- cheiro a queimado;
- solavancos.
As razões das avarias do rolamento de desengate da embraiagem
O motivo mais comum dos danos mecânicos do componente é a carga desigual devido à pressão prolongada da embraiagem com uma mudança engatada. Esta ação é absolutamente proibida e é considerada como a violação das regras de funcionamento do componente.
O arranque e travagem abruptas, e conduzir sobre buracos podem também levar à sua deformação e a danos permanentes para o componente.
O desgaste prematuro do componente pode ser causado por infiltração de sujidade e humidade sob a caixa de velocidades. Neste caso, a lubrificação é removida do rolamento, e a sua operacionalidade perde-se. Os componentes de má qualidade falham muito rapidamente.
Substituir o rolamento de desengate da embraiagem
A vida útil do rolamento de desengate da embraiagem é de 150.000 quilómetros de quilometragem. No entanto, no caso de cargas excessivas, talvez precise de substituição já depois de 50.000 quilómetros de quilometragem. Se os elementos dos componentes (não sujeitos a reparação) estiverem danificados, ou a vida útil expirou, o componente é substituído. Lembre-se de seguir cuidadosamente as instruções a seguir:
- desmontar a caixa de velocidades;
- desligar a embraiagem dos terminais do retentor;
- desconectar o retentor da embraiagem;
- soltar as abas, remova a embraiagem e o rolamento da bucha;
- remover o rolamento da embraiagem;
- cuidadosamente inspecionar o novo componente para atuar livremente e certifique-se de que roda livremente;
- instalar um rolamento novo, posicionando-o de tal forma que a parte saliente da sua pista interna ficará distante diretamente da embraiagem;
- fixar o componente nesta posição com um retentor;
- lubrificar a bucha.