Sonda lambda carro
Sensor de oxigênio para
Sensor de oxigênio: informações úteis
A sonda lambda ou o sensor de oxigénio é um dispositivo de medição, o que permite estimar o grau de concentração da mistura de combustível. Este dispositivo funciona com base no princípio de um gerador químico. A sonda lambda opera em função da diferença da concentração de oxigénio entre o gás de escape e o ar externo. Se o nível de oxigénio no colector de escape se reduz o potencial deste sensor torna-se maior. Logo do aquecimento da sonda lambda até a temperatura de funcionamento, o dispositivo torna-se activo. Usando o sensor de oxigênio e outras leituras de sensores, o computador do carro fornece a melhor economia de combustível, a saída de potência máxima e reduz a toxicidade das emissões.
Se no painel de instrumentos do seu carro acender a lâmpada do sensor do controle, você precisa testar o dispositivo e saber se ele está em boas condições. Se o indicador acender, isso indica que a vida útil da sonda lambda é longa. Normalmente, isso ocorre após 30-60 mil quilômetros ou 2.000 arranques do motor. O consumo excessivo de combustível pode vir de uma falha nas sondas lambda. Então, se o computador mostrar um código de falha do sensor de oxigénio, verifique-o. Como uma regra, o motor do veículo torna-se menos potente, se o sensor de oxigénio é defeituoso. A fim de evitar possíveis problemas, use vedantes de silicone e juntas que contactam com o óleo. Neste caso, é importante para não sujar o sensor com óleo ou anticongelante.
É claro, não alimenta a sonda por muita tensão, uma vez que poderia correr o risco de um valor potencial externo. É possível testar o sensor de oxigénio, quando ele está instalado no carro ou quando está removido. Para fazer isso, você só precisa de um voltímetro com uma alta resistência interna. É tão simples substituir a sonda lambda, e comprar uma nova sonda também. No entanto, lembre-se que nas lojas especializadas ou oficinas de reparação de automóveis, o custo desta peça e das muitas outras, como o sensor de nível de óleo ou o sensor do acelerador é muito maior do que na loja online.
Falha da sonda lambda
- danos mecânicos;
- sobreaquecimento causado por avaria do sistema de ignição;
- fios elétricos quebrados;
- curto-circuito;
- conspurcação do combustível por gases e fumo.
Sinais de avaria da sonda lambda
- percentagem elevada de agentes tóxicos nos gases de escape;
- consumo suficiente de combustível;
- diminuição dinâmica;
- funcionamento instável do catalisador;
- puxões percetíveis com o motor quente.
Causas de avaria da sonda lambda
- entrada de líquido dos travões ou refrigerante na peça;
- desgaste dos anéis do pistão;
- utilização de produtos ativos na limpeza da carcaça da sonda lambda;
- impacto da mistura combustível/ar na peça;
- percentagem elevada de compostos plúmbicos no combustível;
- entupimento do filtro de combustível;
- perda de rigidez da carcaça da sonda lambda;
- entrada de gases de combustível ou ar;
- interrupção do fornecimento da fonte de energia primária com corrente elétrica;
- aumento da temperatura das peças da sonda lambda devido à utilização de combustível de fraca qualidade;
- piorar das qualidades de funcionamento do elemento.
Diagnóstico
Siga os passos seguintes para verificar a sonda lambda. Primeira, ligue e aqueça o motor. A determinação adequada do nível de oxigénio residual nos gases de escape é possível quando o aquecimento está a 300 - 400 °C. A avaliação da frequência e forma de um sinal é determinada por um osciloscópio. Além disso, vale a pena descobrir os valores exatos da resistência do aquecedor do elemento à temperatura ambiente. Normalmente, o indicador iguala 2 - 14 Ohms. Após esses procedimentos, tem de determinar a voltagem do aquecedor no sistema de ignição em funcionamento. O coeficiente recomendável é 10,5 V. A frequência recomendada de diagnóstico da sonda lambda é a cada 30 000 quilómetros.
Reparação e substituição da sonda lambda
Apenas há um problema que pode ser resolvido numa sonda lambda, a limpeza de sujidade do fumo e gases. A desmontagem da peça é feita a uma temperatura de 50 °C, sendo necessário aquecer primeiro. A limpeza é feita colocando o sensor em ácido ortofosfórico durante 15 - 20 minutos. Depois, o elemento deve ser enxaguado em água limpa e seco. Também é necessário verificar o fio do componente e como colocar pasta de montagem nele. É importante distribuir a pasta com precisão, sem a colocar num tubo protetor da sonda lambda. Também é importante não limpar a tomada de ligação que fornece oxigénio.
Se limpar o componente não trouxe os resultados desejados é necessário substituir a peça. A substituição do elemento danificado pode ser feita por conta própria ou por um mecânico habilidoso.