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Turbocompressor: informações úteis
O turbocompressor ou turbo é uma bomba de ar que comprime o ar e fica ligado ao colector de escape. O turbocompressor é accionado pela turbina, que é girada pelo fluxo de gases de escape. O turbocompressor aspira o ar através dos filtros e injetá-lo sob pressão aumentada, nos cilindros. Portanto, maior for a quantidade de ar que entra dentro dos cilindros, mais combustível será queimado e, por conseguinte, é mais potência. Este sistema aumenta a potência do motor de 25% a 100%. O mesmo motor sem o dispositivo turbo não pode desenvolver uma tal potência porque aspira o ar só depois de vácuo ocorrer no retorno do pistão.
O turbocompressor pode quebrar por causa de várias razões, que podem ser razões: técnicas e operacionais. As razões técnicas são: uso do óleo do motor, que é proibido pelo fabricante do veículo ou a sua substituição prematura, desgaste de cilindros ou pistões, injecção defeituosa e sistemas defeituosos de ignição, filtro de ar obstruído ou catalisador. Ao usar óleo combustível de baixa qualidade, bloqueiam-se os canais e os buracos do turbocompressor. Assim, a retirada de combustível e a lubrificação do eixo da turbina, tornam-se pior. Isto leva a rachaduras na carcaça, desgaste intenso e bloqueio.
As razões operacionais são os combustíveis de baixa qualidade e o mau funcionamento de travar ou parar o motor. Os primeiros sinais de falha do turbocompressor são: o aumento do consumo de óleo, operação ruidosa do compressor, a fuga de óleo a partir do turbocompressor, as emissões elevadas dos gases poluentes de escape.E o mais importante é que o motor pára de desenvolver a potência à sua capacidade máxima.
Se você descobrir sinais de quebra do turbocompressor, é possível verificar o trato de admissão e o filtro de ar sem qualquer assistência. É necessário ver se não há vazamento de óleo ou de refrigerante. Se tudo for OK, você precisa tomar cuidado de substituir o turbocompressor. Você pode comprá-lo da nossa loja online a um óptimo preço. Na nossa loja online há também peças do carro, como distribuidor de ignição, peças de embraiagem e cilindro de travão.
Como detetar o mau funcionamento do turbo compressor
Em primeiro lugar remova as tubagens e verifique, se existem vestígios de lubrificante nas mesmas. Depois disso, inspecione as lâminas da roda do compressor para certificar-se de que não estão comprometidas. Para revelar a avaria do componente, mova o eixo primeiro na direção axial e em seguida na direção radial. No primeiro caso, o teor máximo admissível de deslocamento é de 0,05 mm. Quando o eixo é movido para cima e para baixo, não deve tocar as lâminas. Inspecionando o detalhe, certifique-se de que o corpo está intacto e não existe nenhuma fissura. Para uma verificação mais detalhada peça a uma estação de serviço porque um suporte especializado será necessário para isso.
Pode notar que o turbo compressor requer diagnóstico pelos seguintes sinais:
- o componente faz ruído excessivamente;
- o motor tornou-se menos potente;
- aumento do consumo de combustível e lubrificante;
- falta de torque;
- o automóvel dá solavancos quando se acelera;
- os gases de escape são de cor azul ou preta;
- o equipamento elétrico está avariado.
Causas do mau funcionamento do turbo compressor
O funcionamento impecável do turbo compressor é possível apenas em determinadas condições, quando todos os elementos do motor, dos sistemas de escape e de combustível são operáveis. Caso contrário, o componente pode avariar-se prematuramente. Se as condições operacionais são observadas, o tempo de vida útil médio dos turbo compressores é projetado para 150000 quilómetros operacionais para gasolina e 250000 – para as unidades de potência a diesel.
Dentre as disfunções mais difundidas do turbo compressor são os danos mecânicos das pás do rotor. Geralmente são causados por bater nos objetos estranhos no coletor de admissão ou de escape. Podem ser fragmentos de velas de ignição, motor de pistões, válvulas, filtros de ar, fragmentos de selos arrancados, porcas, parafusos e outros elementos, ocasionalmente deixados no coletor de admissão, por exemplo durante a reparação. As pás de rotor podem avariar como resultado do enviesamento do eixo rotativo, causado por desgaste ou pela destruição dos rolamentos.
A falta de óleo no sistema é perigosa para os elementos do turbo compressor. Geralmente isso é condicionado pela recarga inoportuna do mesmo dentro da panela do motor, despressurização ou entupimento da mangueira de alimentação de óleo, veículo continuamente ao ralenti e também pelo arranque incorreto em tempo frio. O uso de óleo sujo ou de má qualidade aumenta o desgaste abrasivo dos componentes do turbo compressor, entupindo os seus canais com produtos.
Os elementos com sujidade do sistema de admissão, como os filtros de ar, o uso de combustível de baixa qualidade, as fugas das articulações das tubagens, a instalação de componentes incompatíveis, tornam-se principalmente uma causa para o sobreaquecimento do turbo compressor. Isto pode levar à destruição do rotor e do eixo, bem como à corrosão de rolamentos.
Substituição do turbo compressor
Se o componente não pode ser reparado deve ser substituído. Para fazê-lo, siga as recomendações seguintes:
- Substituir os filtros de ar e óleo e o óleo no motor.
- Tire todas as tampas não visíveis do novo componente para ser instalado no lugar do anterior.
- Limpe todas as tubagens conectadas ao turbo compressor.
- Use novas vedações de alta qualidade.
- Siga todas as recomendações, observadas na documentação técnica.
Depois de instalado o turbo compressor, ligue o motor e verifique o aperto das áreas de articulação. Lembre-se que o motor deve funcionar ao ralenti durante os primeiros 2-5 minutos.