Panela de escape carro
Silenciador traseiro para
Silenciador traseiro: informações úteis
Em carros novos, são instalados principalmente dois silenciadores. O silenciados mais próximo do motor é chamado silenciador da frente e por trás dele, existe o silenciador principal ou o silenciador da retaguarda. O silenciador principal tem a função de rejeição de ruído final. Ao contrário do silenciador da frente, o seu design é muito complexo. Dentro da sua caixa de metal, há vários tubos perfurados. Ao mesmo tempo, a caixa é dividida por divisórias em duas ou quatro câmaras, que são muitas vezes preenchidas com material de absorção de som.
A propósito, o mais modernizado componente estrutural do sistema de escape é o próprio silenciador. Quando o sistema de escape é personalizado, é instalado um tipo reto silenciador. Ele representa um tubo direito para todas as câmaras, o que não altera o sentido do fluxo. No entanto, este componente não dá uma energia extra. A sua principal vantagem é um tipo de som comparável com o som dos carros de corrida.
No que diz respeito aos materiais utilizados na produção dos silenciadores, eles são muito duráveis. A própria caixa é feita de aço inoxidável e de um tubo perfurado colocado nela, e empacotado por uma malha de aço e material de fibra de vidro que absorve o som. Esta malha é necessária para proteger os materiais. A malha de aço assegura a proteção do material principalmente durante o sopro.
Se for necessário substituir o silenciador, não olhe as partes analógicas para o seu carro, já que apenas as peças originais pode garantir-lhe uma qualidade excelente. Para economizar mais, consulte a nossa loja online, onde você vai encontrar todas as peças (rolamento de cubo de roda, faróis de nevoeiro, etc) a preços excelentes. Além disso, ao fazer uma encomenda na nossa loja online, você não deve se preocupar com os prazos de entrega. Você receberá a sua encomenda em alguns dias úteis.
Falhas do silenciador principal
- roturas no silenciador principal causadas por influência mecânica;
- afrouxamento das ligações da peça;
- problemas com pastilhas causados por tempo de funcionamento excessivo ou danos físicos;
- despressurização do sistema;
- tempo de funcionamento excessivo, problemas de isolamento ou tubos furados.
Sinais de avaria do silenciador principal
- tubo de escape a produzir ruído intenso;
- passagem de gases por outras peças de carro além do tubo de escape;
- diminuição percetível da potência do motor.
Causas de avaria do silenciador principal
- rotura causada por um acidente rodoviário ou impacto físico;
- uso do silenciador por um período excessivo;
- surgimento de ferrugem;
- use de combustível de fraca qualidade;
- rotura de amortecedores adicionais.
Diagnóstico
A vida útil aproximada de um silenciador em aço (com alumínio como impureza) não excede dois/três anos. Após esse período, não é recomendável usar essa peça. As obstruções nos tubos perfurados reduzem a capacidade do silenciador e não permitem a filtragem dos gases de escape para fora. A pressão nos tubos aumenta e faz com que a temperatura do motor suba.
O sistema de escape precisa de uma verificação preventiva a cada 50 000 quilómetros. O estilo de condução desportivo e a condução em estradas de fraca qualidade são os motivos mais frequentes para o diagnóstico.
Reparação e substituição do silenciador principal
Danos físicos ligeiros ou pequenos cortes da carroçaria podem ser reparados através de ferramentas comuns para soldagem, mas essa medida é temporário e requer que a peça seja substituída com brevidade.
Basta desencaixar a manilha do silenciador e a fixação do catalisador de oxidação para substituir o componente partido. Depois, é necessário remover as pastilhas, separar os amortecedores, catalisadores de oxidação e silenciador. Se seguir a sequência de passos e agir com cuidado, o procedimento não demora muito tempo. Para restaurar o funcionamento do sistema de escape, muitas das vezes basta ligar o silenciador corretamente.
A instalação do sensor requer atenção especial. Este componente pode danificar os sistemas contíguos, por ficar muito quente em funcionamento. É importante verificar o suporte do silenciador nos amortecedores e o braço de suporte. Também é importante que não esteja em contacto com outras peças do carro próximas.