
Sistema De Escape para carro
Peças de carro para Sistema De Escape
Escape para
Como detetar as falhas do sistema de escape
Recomendamos começar com uma análise acústica, ou seja, deve ouvir com atenção os sons que provêm do motor em execução e do sistema de escape. A norma é um som suave de volume médio, a completa ausência de sons estranhos (de ruídos e guinchos de assobios e disparos). O próximo passo é fazer uma inspeção visual. Em primeiro lugar, preste atenção a danos mecânicos, de corrosão, a elementos fundidos. Se com o exame não obteve nenhum resultado, aconselhamos procurar a assistência de especialistas que realizarão diagnósticos por computador na estação de serviço.
Pode notar que o sistema de escape requer diagnóstico pelos seguintes sinais:
- disparos de retorno do sistema de escape;
- frequente sobreaquecimento da unidade de potência;
- redução de potência do motor;
- aparecimento de cheiro peculiar no habitáculo;
- sons estranhos durante o movimento;
- aumento do ruído do motor.
Causas das falhas do sistema de escape
Uma das causas mais comuns, que levam à avaria dos elementos do sistema de escape, particularmente, o silenciador e o catalisador, são danos mecânicos. Geralmente, aparecem durante a condução sobre obstáculos, o batimento de pedras ou de outros objetos sólidos durante o movimento e, também, em consequência de acidentes de viação. Os veículos que são conduzidos em condições de todo-o-terreno ou em estradas com superfície de baixa qualidade, correm um risco maior. Os sais de degelo causam, igualmente, uma influência destrutiva aos componentes do sistema de escape.
O silenciador e o conjunto do catalisador estão sujeitos a efeitos de humidade, devido à sua localização. É por isso que, a não observância das condições de armazenamento do veículo ou a sua operação em áreas com clima húmido frequentemente causam corrosão desses elementos. A condução através de poças pode também tornar-se prejudicial: a mudança brusca de temperatura leva à destruição da entrada do conversor catalítico.
As falhas de outros sistemas e unidades podem levar a falhas do sistema de escape. Por exemplo, as falhas de ignição, causadas pela avaria da sincronização do comando de válvulas, ou o inapropriado funcionamento do sensor de oxigénio podem levar a uma situação quando uma parte do combustível não ocorre nas câmaras de combustão do motor, mas num catalisador, que é carregado com o seu derretimento. O uso de combustível de baixa qualidade (por exemplo, com metal contendo aditivos) ou a combustão de óleo durante o funcionamento do motor promove a sujidade no catalisador.
Por vezes a instalação de componentes de má qualidade ou erros durante a montagem leva ao desgaste prematuro dos elementos do sistema de escape.
Reparação e substituição do sistema de escape
Recomendamos a reparação do sistema de escape apenas numa estação de serviço. Nesta ocasião, para substituir um elemento defeituoso do sistema, vai precisar de uma máquina de solda. O setor danificado que se destina à substituição é cortado e um novo é soldado no seu lugar. Lembramos-lhe que o conversor catalítico do sistema inclui substâncias extremamente perigosas para a saúde humana. A substituição do catalisador deve ser realizada a cada 120 000 quilómetros operacionais.