
Catalisador para carro
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Conversor catalítico para
Conversor catalítico: informações úteis
O conversor catalítico é uma parte do sistema de escape, que é concebido para reduzir a toxicidade das emissões dos gases de escape através da redução dos óxidos de azoto, bem como a utilização do oxigénio resultante para pós-combustão do monóxido de carbono e hidrocarbonetos não queimados. A relação estequiométrica do combustível e oxigênio é um requisito fundamental para o bom funcionamento do conversor catalítico. Em outras palavras, a sua função principal consiste em reduzir a quantidade de substâncias nocivas nos gases de escape produzidos pelo carro.
O conversor catalítico está localizado num tubo receptor ou atrás dele. Dentro do conversor existe uma estrutura de canais de cerâmica. Estes canais são necessários para aumentar a área de contacto dos gases de escape com a superfície, que é coberta com uma camada de platina e íridio. Devido a isso, em contacto com a superfície da camada de catalisador, os resíduos não queimados são oxidados com oxigénio. Como resultado, o conversor catalítico é aquecido pelo calor libertado e a reacção de oxidação é activada. Assim, o seu principal objetivo é alcançado - a saída, os gases de escape contêm apenas dióxido de carbono e nitrogênio.
No entanto, existem motores que não lidam bem com a diminuição das emissões. Como por exemplo, os motores dos carros antigos e alguns motores a diesel. A causa do problema dos motores diesel é o facto de que eles operam em diferentes condições de temperatura - mais baixas do que da gasolina. Quanto à avariado conversor catalítico, a próprio empresa fabricante de automóveis define quando os códigos de problema são exibidos no painel de instrumentos.
Muitas vezes, há um erro indicando a avaria do conversor catalítico, mesmo quando tudo está normal. A parte não pode funcionar de forma tão eficiente quanto possível, mas ao mesmo tempo ainda funciona bem. Na maioria dos casos, a vida de funcionamento do conversor catalítico é superior a 250. 000 km, mas acontece que a peça se desgaste muito mais cedo. Isto ocorre quando o conversor está contaminado por substâncias estranhas na gasolina de baixa qualidade ou quando nos cilindros do motor, há uma compressão insuficiente. Você pode facilmente encontrar peças automóvel novas, como o filtro hidráulico ou regulador de pressão da mola nas lojas da Internet onde as mercadorias são muito mais baratas e a entrega de peças necessárias, é muito mais rápida.
Falha do catalisador
- várias anomalias mecânicas na carcaça;
- quebra ou violação da construção da célula;
- paragem da ativação de reações químicas.
Sinais de avaria de catalisador
- paragem do motor em modo standby;
- dificuldade em ligar o motor;
- mudança da cor dos gases de escape (surgimento de uma tonalidade de cinzento ou azul claro);
- dificuldade ao acelerar e aumentar da velocidade das rpm do motor;
- sons estranhos durante o funcionamento do sistema de escape;
- ativação automática da luz de aviso “Verificar Motor” no painel de instrumentos;
- crescimento do consumo de combustível excedendo 1,5-2 litros por 100 km;
- surgimento de um cheiro hidrossulfúrico durante o funcionamento do sistema de escape;
- existência de gotas metálicas na carcaça do catalisador.
Causas de avaria do catalisador
- consumo de combustível aditivado com tetraetilchumbo;
- use de combustível de fraca qualidade;
- problemas na formação da mistura de combustível e mudanças consideráveis nas características standard;
- penetração de óleo de lubrificação ou combustível no catalisador;
- danos nas células internas do catalisador;
- conspurcação do catalisador por gases formados durante a combustão de combustível;
- uso ativo do componente depois do período de funcionamento ter terminado;
- uso incorreto.
Diagnóstico
É necessário equipamento específico para diagnosticar a avaria do catalisador. Por esse motivo, isto tem de ser feito por especialistas de uma oficina, mas existem sinais externos indicadores de avarias. Os danos percetíveis encontrados na parte externa do catalisador são um indicador de que é necessário substituir o componente brevemente.
Os especialistas medem a produtividade da construção da célula através do manómetro ligado ao local do primeiro sensor de oxigénio. Depois, o motor é acelerado para 3000 rpm. As leituras do sistema não excedem o valor 2,94 Pas ou 0,3 kgfs/cm2 a uma pressão segura.
O período de funcionamento padrão de um catalisador é 100 000 - 150 000 quilómetros. É extremamente recomendável não exceder este valor e parar de usar um componente desgastado. A redução da capacidade das células é perigosa para o funcionamento do motor, uma vez que pode falhar por aumento da pressão.