
Panela De Escape Dianteira para carro
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Panela De Escape Dianteira: informações úteis
Como detectar falhas no silenciador dianteiro
Em primeiro lugar, eleve o carro com um macaco e examine o sistema de escape. Fendas visíveis, mossas e pontos queimados na superfície do silenciador dianteiro indicam que a peça necessita de substituição. Ligue depois o motor. Se sair fumo do silenciador dianteiro, isso quer dizer que a sua estanquicidade está comprometida.
Pode verificar se o silenciador está entupido da seguinte forma. Em primeiro lugar, necessita de retirar o cabo da vela de ignição e depois ligar o motor e verificar a estabilidade do seu desempenho ao ralenti e quando aumenta as rotações. Depois páre o motor, desaperte a vela desligada e volte a ligar o motor. Se começar a funcionar melhor, e sair fumo do orifício da vela, então o sistema de escape está entupido. Durante a inspecção, para se proteger de choques eléctricos, ligue uma vela livre ao cabo desligado de alta voltagem.
Para detectar de forma mais precisa quais os componentes do sistema de escape que estão entupidos, tem de desligar as flanges por detrás do catalizador e conduzir durante algum tempo. Se a potência do motor aumentou e começou a notar-se um aumento mais rápido das rpm, muito provavelmente, a causa da falha reside precisamente no ressoador.
Pode identificar que o silenciador dianteiro necessita de verificação através dos seguintes sinais:
- consumo de combustivel aumentado;
- funcionamento instável do motor;
- som excessivamente alto vindo do motor;
- sons anormais, como estalidos e estrondos, durante a condução;
- mudanças na cor dos gases de escape;
- sobreaquecimento do motor.
Causas de falha no silenciador dianteiro
As falhas muito frequentes do silenciador dianteiro são os danos mecânicos resultantes de impacto de forças intensas durante um acidente ou choques do fundo do veículo com objectos estranhos. O risco de danos na peça aumenta consideravelmente se o carro é utilizado em estradas de má qualidade. Devido à condução frequente sobre buracos e lombas, e a um estilo agressivo de condução, os fixadores do silenciador e as juntas do tubo de escape podem ficar soltos.
O impacto de temperaturas extremamente elevadas é também destrutivo para o ressoador. A utilização de combustível de má qualidade, as falhas no sistema de ignição, o entupimento da tubagem de entrada podem fazer com que o combustível entre no sistema de escape, o que aumenta consideravelmente a temperatura dos gases de exaustão.
A corrosão do silenciador dianteiro ocorre devido ao impacto da humidade, sujidade, químicos e mudanças de temperatura. As peças produzidas a partir de aço inoxidável ou aço aluminizado são mais resistente às condições agressivas de utilização.
Reparação do silenciador dianteiro
Por vezes a limpeza ajuda a repor o desempenho da peça. Pode remover a sujidade e os depósitos de carvão do silenciador com a ajuda de um maçarico, aquecendo uniformemente a superfície até uma determinada temperatura. Mas é melhor não usar em demasia este método: devido ao aquecimento repetitivo, o metal a partir do qual a peça é feita torna-se quebradiço.
Pode também remover os depósitos no interior do componente utilizando químicos. Para o fazer, tem de remover o silenciador, ligar o orifício de entrada, verter uma solução de base alcalina misturada com água quente, e entupir o segundo orifício, abanar a peça várias vezes e deixar repousar por um dia. Lave depois a peça com água fria e limpe-a com um pano suave.
Pequenas fendas e empenos do silenciador podem ser eliminados numa estação de serviço. Em caso de defeitos mais graves, será necessário substituí-lo.
Substituição do silenciador dianteiro
Nos carros onde os componentes do tubo de escape estão ligados por meio de braçadeiras, pode substituir o silenciador dianteiro sem ajuda profissional. Para isso necessita de:
- Remova as braçadeiras que ligam o tubo correspondente ao ressoador, após desaparafuse as porcas.
- Desmonte o tubo batendo suavemente nele com uma placa de madeira.
- Afrouxe e remova as braçadeiras que ligam o tubo de entrada ao ressoador.
- Desaparafuse os fixadores do silenciador do suporte da moldura, remova os as anilhas das hastes.
- Desligue o tubo de entrada e o ressoador e desmonte este último.
Se a instalação de um novo componente exige soldadura, procure ajuda profissional.