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Retentor de virabrequim para
Retentor de virabrequim: informações úteis
Como detectar falhas no vedante do óleo da cambota
Para inspeccionar o estado da peça sem ajuda, examine o local onde a cambota sai do bloco de cilindros. deve estar seca e limpa. Se existirem vestígios de óleo, então o vedante do óleo da cambota falhou. Por vezes são problemas no sistema de ventilação da cambota a provocar as fugas de óleo, pelo que aconselhamos também a sua inspecção.
Pode identificar a necessidade de diagnóstico do vedante do óleo da cambota, na presença dos seguintes sintomas:
- Vestígios de óleo no compartimento do motor. Nalguns casos, pode ver-se uma poça de lubrificante no local de estacionamento do veículo.
- Consumo exagerado e óleo.
Causas de falhas do vedante do óleo da cambota
A substituição fora de tempo do filtro do óleo encurta a vida útil da peça. Isto resulta do facto de que o óleo, ao ser utilizado durante muito tempo, acunula particulas abrasivas de pó e sujidade no local de instalação do vedante e rica a junta da cambota.
O sobreaquecimento do motor encurta a vida útil do vedante do óleo, de igual maneira. Quando o motor sobreaquece, a temperatura da cambota torna-se mais elevada do que aquela para a qual o vedante foi concebido. Como resultado, empena e perde a capacidade de assegurar a estanquicidade.
Se o carro esteve parado por um período prolongado, o vedante do óleo pode estar seco. Se deixar o carro estacionado no exterior durante a época fria, a junta pode gelar e endurecer. Em ambos os casos, o componente não irá manter a estanquicidade da cambota e não conseguirá cumprir a sua função.
Reparação e substituição do vedante do óleo da cambota
Em caso de falha, o vedante do óleo necessita ser substituído. É um procedimento algo complexo, pelo que normalmente é feito numa estação de serviço. Contudo, se tem as capacidades apropriadas, pode fazê-lo sem ajuda. Para efeitos preventivos, aconselhamos que substituia os vedantes dianteiro e traseiro ao mesmo tempo. Antes de iniciar a substituição, deve colocar o carro num fosso e assegurar que fica imóvel. Para substituir o vedante do óleo frontal, deve:
- Desmontar a tampa da correia temporizadora, e depois desmontar a correia propriamente dita.
- Desligar a polia dentada da cambota.
- Retirar cuidadosamente o vedante do óleo e removê-lo, limpar o local de instalação e instalar a peça nove.
- Monta tudo seguindo a ordem inversa.
Para a substituição do vedante traseiro, deve:
- Desmontar a caixa de velocidades.
- Remover os parafusos que fixam o volante ao motor.
- Remover a placa de bloqueio e o volante.
- Remover a placa da embraiagem, desapertar os parafusos da tampa traseira do motor na qual o vedante do óleo da cambota está montado
- Retirar a peça antiga, limpar o local de instalação e colocar à pressão a nova peça no seu local.
- Volte a montar tudo na ordem inversa.
A substituição do vedante do óleo da cambota envolve a necessidade de remover primeiro várias unidades e sistemas. Se não tem experiência na manutenção de veículos, é melhor contactar uma estação de serviço que o faça.