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Retentor da árvore de cames: informações úteis
Como detectar falhas do vedante do óleo da cambota
A verificação do vedante do óleo da cambota deve ser levada a cabo a cada inspecção programada, quando a cambota for substituída ou a cabeça do cilindro for reparada. A fuga de óleo nos locais onde os vedantes tocam na cambota, fendas, quebras e deformações indicam que a peça deve ser substituída. Para avaliar de forma objectiva o estado do vedante do óleo, é aconselhável remover a polia da cambota antecipadamente.
Pode identificar que o vedante do óleo da cambota necessita de diagnóstico se detectar os sinais seguintes:
- vestígios de óleo na correia ou sob a polia da cambota, e na superfície interna da tampa do cárter;
- deslizamento da correia;
- consumo do óleo aumentado;
- funcionamento instável do motor;
Causas de falhas do vedante do óleo da cambota
Devido às vibrações da cambota e ao envelhecimento da borracha, as peças internas do vedante do óleo quebram, perdem a sua elasticidade e empenam, levando à perda de estanquicidade das ligações. Os componentes de elevada qualidade de borracha de flúor o silicone estão mais adaptados a estas condições de funcionamento agressivas e duram mais tempo que os elementos de borracha tradicional.
O vedante do óleo da cambota pode falhar prematuramente devido à inactividade prolongada do veículo ou o seu estacionamento ao ar livre: a ausência prolongada de lubrificante e as mudanças de temperatura aumentam o risco de danos no vedante do óleo.
Por vezes o vedante do óleo da cambota fica solto por falhas no sistema de ventilação do cárter, por exemplo, pela pressão excessiva dos gases. A utilização das ferramentas inadequadas durante a instalação leva também à perda de estanquicidade da ligação.
Substituição do vedante do óleo da cambota
Se tem o equipamento apropriado, a substituição do componente sem ajuda não é difícil. Para o conseguir, tem de cumprir a seguinte sequência de passos:
- Remova o terminal negativo da bateria.
- Desmonte a correia.
- Enquanto segura a polia da cambota com ferramentas especiais (alicate, pinças, ou uma chave), afrouxe e desaparafuse o parafuso de fixação.
- Remova a polia do lado da cambota.
- Remova o vedante do óleo do seu local de montagem retirando-o com uma chave de fendas.
- Insira um novo vedante com um mandril.
- Instale a polia, apertando o parafuso de fixação com o momento de torção especificado na documentação técnica do carro.
- Ajuste a tensão da correia de acordo com as recomendações do fabricante do carro.
Para substituição do vedante traseiro da cambota, se existente no design do motor, tem de colocar o veículo numa plataforma elevatória, desligar a caixa de velocidades e a embraiagem. Este procedimento é muito trabalhoso, e é melhor que seja levado a cabo numa estação de serviço.