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Junta da cabeça para
Junta da cabeça: informações úteis
Como detectar falhas da junta da cabeça do cilindro
As falhas da junta da cabeça do cilindro são muito difíceis de detectar. Para tal necessita de um medidor especial - um dispositivo de teste da compressão do cilindro. Com a sua ajuda é medida a compressão nos cilindros adjacentes do motor. Se as leituras estão de forma geral baixas, então, muito provavelmente, a junta está com problemas. Uma inspecção mais abrangente pode ser levada a cabo numa estação de serviço, e habitualmente envolve a desmontagem da cabeça do cilindro.
Pode identificar que a junta da cabeça do cilindro necessita de diagnóstico na presença dos seguintes sinais:
- arranque do motor dificultado;
- substância esbranquiçada na vareta do óleo após verificação do nível;
- excessiva criação de gás no depósito de expansão;
- manchas de óleo na superfície do líquido refrigerante;
- vestígios de óleo no bloco do cilindro e na sua cabeça;
- fumo branco a sair do tubo de escape.
Causas de falha da junta da cabeça do cilindro
A causa mais frequente que leva à combustão da junta da cabeça do cilindro ou ao empeno, é o sobreaquecimento do motor. Pode ser resultado de entupimento do radiador, fuga de refrigerante, contaminação do filtro do ar, falhas no desempenho da correia da bomba, etc. Para o evitar, tem de monitorizar a funcionalidade do sistema de arrefecimento e seguir as recomendações de utilização.
Muitas falhas da junta da cabeça do cilindro ocorrem devido a erros de instalação. Os parafusos de fixação da peça devem ser apertados com uma chave de torque e numa determinada ordem. Caso contrário, a estanquicidade da junta em relação à superfície da cabeça do cilindro pode ficar comprometida, o que leva a avarias no motor. Além disso, quando escolhe um elemento vedante, é aconselhável que dê preferência a produtos de fabricantes reconhecidos: a instalação de peças de má qualidade pode causar o seu desgaste prematuro e mesmo uma falha no motor. Para poupar na sua compra, pode comprar um kit da junta da cabeça do motor e substituir todas as juntas gastas em simultâneo.
Substituição da junta da cabeça do cilindro
A substituição do componente deve ser levada a cabo não apenas quando falha, mas a cada vez que desmonte e volte a montar a cabeça do cilindro. Este procedimento é extremamente complexo e importante: mesmo os erros mais pequenos durante a remoção podem danificar o motor. É por isso que aconselhamos a substituir a junta da cabeça do cilindro numa estação de serviço. Se tem a certeza que pode instalar adequadamente a peça sem ajuda profissional, então, antes de prosseguir com o trabalho, leia as recomendações do fabricante e toda a informação constante da informação técnica da viatura. Indica sempre o torque de aperto e a sequência de aperto dos parafusos da cabeça do cilindro.
A desmontagem da unidade envolve sempre a remoção de equipamento acessório. Para tornar mais fácil a montagem, marque a posição de todas as peças individuais. Antes de desapertar os parafusos, remova a sujidade e os vestígios de depósitos das suas superfícies. Os fixadores são removidos em vários passos: primeiro, deve aliviar-se a tensão externa e os parafusos devem ser afrouxados, e apenas após isso pode removê-los completamente.