
Permutador de calor aquecimento do habitáculo de carro
Radiador de sofagem para
Radiador de sofagem: informações úteis
O permutador de calor ou o trocador de calor desempenha a função oposta do radiador do sistema de arrefecimento, uma vez que aquece o ar que passa através dele. Para assegurar a máxima eficiência do permutador de calor, que é localizado perto da saída do líquido de arrefecimento aquecido a partir do motor de carro. Ele é fixado com parafusos na parte lateral da cabeça do motor, o que garante um funcionamento fiável do motor, mesmo sob temperaturas extremas. Como regra geral, o combustível é alimentado através de um permutador de calor e depende da posição do botão do termostato. Quando a temperatura do líquido de arrefecimento é inferior a 18 graus, o combustível passa através do permutador de calor. Quando a temperatura é superior a 18 e até 30, a mistura passa através do permutador de calor. Quando a temperatura estiver acima de 30 graus, o combustível não atravessa o permutador de calor.
Também vale a pena ressaltar que os radiadores em carros modernos são trocadores de calor que removem o calor. Eles são instalados na parte dianteira do motor do veículo. Quando está a funcionar, esta peça de carro desgasta-se muitas vezes. Normalmente, os problemas surgem no centro do tanque do permutador de calor. Para evitar o superaquecimento do motor, é necessário corrigir o problema imediatamente. A solução optima, neste caso, consiste em substituir o permutador de calor. As principais razões para substituir o permutador de calor são o funcionamento a longo prazo do radiador, os danos mecânicos e o aumento da pressão interna. Além disso, o uso prolongado do fluido de arrefecimento no radiador de um carro, conduz à formação de corrosão, o que por seu lado, irá provocar o entupimento do sistema de refrigeração e a paragem do processo de mantenção da temperatura de funcionamento.
Existem outros problemas com o permutador de calor, por exemplo, quando o líquido de arrefecimento entra no fluído de transmissão porque o permutador de calor está danificado. A substituição do permutador de calor não é um processo complicado, mas juntamente com a substituição do condensador, do radiador e de outras peças do sistema de arrefecimento, é melhor substituí-lo na estação de serviço. Você pode economizar em outras coisas, se você comprar uma nova peça sobressalente original na nossa loja online.
Como detectar a avaria do radiador do sistema de aquecimento do habitáculo
O diagnóstico alargado do radiador e a detecção de fugas do fluido requer a sua desmontagem. Contudo, pode saber se o componente está entupido, da seguinte forma: toque nos tubos de entrada e saída do componente com a sua mão. Uma diferença de temperatura significativa indica entupimento do sistema.
Pode notar que o sistema de aquecimento do habitáculo necessita de diagnóstico, se notar os sintomas que seguem:
- constante decréscimo do nível de fluido sem fugas visíveis;
- aparecimento de manchas de refrigerante nos tapetes sob os pés do condutor ou do passageiro da frente;
- cheiro a refrigerante no habitáculo;
- película de gordura no pára-brisas;
- condensação na parte de dentro dos vidros do habitáculo;
- as condutas de ar fornecem ar frio, enquanto a ventoinha funciona como deve.
Razões para as avarias do radiador do sistema de aquecimento do habitáculo
O funcionamento incorrecto do sistema de aquecimento do habitáculo é frequentemente provocado por contaminação externa. Este processo pode ser acelerado por falhas na manutenção do filtro do habitáculo de acordo com o agendamento prescrito.
O motivo para falha do radiador pode também ser o entupimento interno. Durante o funcionamento do veículo, acumulam-se depósitos sólidos nos canais do radiador e nos tubos de ligação adjacentes, o que resulta no bloqueio do sistema e fuga do anticongelante. Além disso, o entupimento pode ser resultado da utilização simultânea de dois tipos incompatíveis de fluidos. Dadas as composições químicas diferentes, ocorre a coagulação e a massa viscosa fixa-se à parede dos canais. No inverno, os radiadores podem falhar devido à entrada de neve no colector de ar.
A perda de estanqueidade do componente ocorre pela corrosão dos tubos de metal provocada pela exposição normal à humidade. Quanto aos danos mecânicos do componente e a sua deformação, a causa mais frequente é a instalação incorrecta.
Reparação do radiador do aquecimento
Por vezes, o normal funcionamento do aquecimento pode ser reposto pela simples limpeza do radiador. Muitos modelos podem ser lavados com um fluido especial. Isto deve ser feito apenas nos casos em que o componente não tem danos mecânicos. É problemático reparar o componente sem ajuda profissional, pelo que recomendamos que confie esta tarefa a especialistas competentes.
Substituição do radiador do aquecimento do habitáculo
O desmantelamento do radiador antigo e a instalação do novo é fácil. Dependendo do modelo do veículo, o procedimento pode ser distinto; contudo, existem directivas gerais. Em particular, drene o fluido do sistema de aquecimento antes de desmantelar. Adicionalmente, o estado dos tubos adjacentes e da tampa do dreno devem ser verificados durante a substituição. Em caso de dano ou corrosão, devem ser reparados. Os vedantes devem ser substituídos em conjunto com o radiador. Após o término do trabalho, encha o radiador com fluido, ligue o motor e assegure-se que o sistema está estanque.