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Como detectar falhas no regulador da velocidade da ventoinha do habitáculo
O regulador de velocidade da ventoinha deve ser testado da seguinte forma. Tem de desmontar a peça e ligar os cabos que vão directamente para a ventoinha um ao outro, usando um jumper. Se, após o fazer a ventoinha se liga, o componente está defeituoso. Além disso, a instalação de um novo componente, funcional, ajudará a identificar a falha no componente.
Se tiver um multímetro pode verificar a funcionalidade do componente medindo a sua resistência. Os resultados obtidos devem ser comparados com os valores nominais especificados habitualmente na documentação técnica do carro.
Pode identificar que o regulador de velocidade da ventoinha do habitáculo necessita de diagnóstico se verificar os seguintes sintomas:
Causas de falhas do regulador de velocidade da ventoinha do habitáculo
Muito frequentemente, a avaria do regulador é provocada pelo impacto de temperaturas elevadas. O sobreaquecimento resulta frequentemente do funcionamento da ventoinha a velocidade reduzida, da substituição fora de tempo do filtro do habitáculo e de tempo quente.
Em alguns casos, o regulador queima por causa do encravamento do propulsor da ventoinha.
A humidade e a sujidade produzem um impacto destrutivo nos contactos da placa de circuitos integrados do regulador. O risco de corrosão dos componentes aumenta consideravelmente se a integridade da carcaça fica danificada em virtude de danos mecânicos. Adicionalmente, as mudanças de temperatura contribuem para a condensação da água dentro do regulador. A falha da peça pode resultar da oxidação do veio do motor.
Os fixadores da peça pode ficar soltos devido às vibrações exageradas, que levam ao aperto pouco fiável do ligador e do bloco de terminais.
Substituição do regulador de velocidade da ventoinha do habitáculo
O regulador de velocidade da ventoinha não é reparável. Quando acontece uma falha, a peça tem de ser substituída. A substituição é muito demorada, mas pode fazê-lo sozinho. Para tal, deve seguir o procedimento abaixo:
Por vezes, necessita remover o filtro do habitáculo e a ventoinha para desmontar o regulador. Antes de continuar com a substituição, verifique a sequência de passos na documentação técnica do seu veículo.