
Relé da bomba de combustível de carro
Relé de combustível para
Relé de combustível: informações úteis
Como detectar falha do relé da bomba de combustível
Irá necessitar de um lâmpada de teste para verificar o desempenho do relé da bomba do combustível. Um dos seus contactos deve ser ligado ao pino que sai do controlador, o segundo ao cabo do relé principal. Necessita depois de ligar a ignição. A ausência de luz indica falha da peça.
Necessita depois de fechar os pinos aos quais a bateria está ligada e o cabo de corrente da bomba de combustível com a ajuda de um jumper. Se a bomba é activada assim que liga a ignição, o relé está avariado.
Outro método de teste é a instalação de uma peça nova e funcional, no lugar da peça a ser testada.
Pode identificar a necessidade de diagnóstico do relé da bomba de combustível se verificar os sintomas que se seguem:
- a bomba de combustível está constantemente a funcionar, e não desliga mesmo em valores máximos de rpm;
- após ligar a ignição, não existe som que denuncie que a bomba está a funcionar;
- a bateria descarrega rapidamente.
Causas de falha do relé da bomba de combustível
Devido ao seu uso prolongado, os contactos do relé desgastam-se e a mola de retorno perde a sua tensão. A má ligação dos contactos evita o fluxo da corrente, pelo que eventualmente podem queimar.
Outra causa frequente de falha do relé é o entupimento da bomba de combustível que tem de funcionar sob cargas elevadas para atingir o débito necessário. Com consequência, o nível de voltagem consumido pela bomba aumenta, a carga nos contactos do relé também, o que ao longo do tempo faz com que possam queimar. Efeitos semelhantes podem ocorrer em face da substituição não atempada do filtro do combustível ou o mau contacto nos cabos da bomba.
Muitas falhas do relé resultam da violação da estanqueidade da sua carcaça. A entrada de sujidade e humidade no interior da peça podem provocar oxidação dos contactos, enferrujamento e encravamento da armadura, destruição da camada isolante do enrolamento da bobina e consequentemente curto circuitos.
A combustão frequente do componente na presença de um sistema de combustível limpo e uma bomba de combustível sem falhas pode resultar da instalação de um fusível com valor superior ao necessário.
Substituição do relé da bomba do combustível
A reparação da peça não é possível, pelo que, em caso de falha, está sujeita a substituição. A instalação de um novo componente não levanta ou causa quaisquer dificuldades, mesmo ao condutor mais inexperiente. Tudo o que necessita fazer é descobrir a localização do relé na documentação técnica do seu carro. Muito frequentemente, está instalado debaixo do capô, na caixa de fusíveis e relés, mas também pode estar localizado sob o painel de instrumentos, sob os bancos traseiros ou na bagageira, por detrás das luzes traseiras, ou então perto do porta luvas.
Ao instalar uma nova peça, assegure-se que as suas características estão em conformidade com os requisitos técnicos do veículo. Caso contrário, o risco de falha prematura do relé e o funcionamento incorrecto do sistema de combustível aumenta consideravelmente.