Interruptor do farol carro
Interruptor luz principal para
Interruptor luz principal: informações úteis
Como detectar falhas no interruptor dos faróis
A peça deve ser diagnosticada com um multímetro. Deve consultar o manual técnico do carro para informações sobre o procedimento de ligação do dispositivo aos contactos, e a voltagem nominal ou a resistência entre os terminais respectivo, uma vez que o design dos componentes e o seu principio de funcionamento pode variar de modelo para modelo. Se não tem um multímetro, pode utilizar uma lâmpada de teste. Se, numa determinada posição do êmbolo, as leituras diferem dos valores especificados no manual, ou se a lâmpada não acender, ou estiver constantemente acesa, o componente necessita de substituição.
Pode identificar que o interruptor dos faróis necessita de verificação se detectar alguns dos sinais que se seguem:
- os médios, máximos, mínimos ou piscas não funcionam;
- os faróis não desligam;
- os faróis ligam durante uns segundos e depois apagam-se;
- os faróis não funcionam em todos os modos (por exemplo, respondem apenas à activação rápida dos máximos);
- quando liga os mínimos, os faróis de nevoeiro começam a cintilar;
- aparece um cheiro a plástico queimado no habitáculo;
- a alavanca do interruptor dos faróis encrava;
- as luzes desligam-se de forma espontânea ao conduzir em estradas irregulares.
Causas de falhas no interruptor dos faróis
A falha mais comum do interruptor é a combustão dos contactos. Habitualmente, resultado de um aumento extremo da temperatura devido a ligadores soltos, quedas de voltagem no circuito ou curto circuito. Normalmente acompanhado de derretimento da superfície da carcaça e do aparecimento de cheiros estranhos no habitáculo.
A passagem do sinal eléctrico é prejudicada pela oxidação dos contactos que aparece devido ao impacto da humidade e da sujidade. A ligação no bloco de contactos pode também ser prejudicada pelo desgaste extenso dos deslizadores, do disco propulsor e ainda da alavanca do interruptor. Efeitos semelhantes resultam de danos mecânicos no mecanismo de mola ou no contacto móvel.
A carcaça do componente ou os seus fixadores resultam normalmente danificados devido ao uso de força excessiva durante a instalação. A perda de estanquicidade da carcaça é perigosa já que leva à entrada de humidade e sujidade com todas as consequências que com elas vêm.
Por vezes é necessário substituir um interruptor perfeitamente funcional. Normalmente, isto acontece quando os ícones informativos na alavanca acabam por desvanecer, obrigando o condutor a usar os comandos “às cegas”.
Substituição do interruptor dos faróis
Pode substituir facilmente o interruptor dos faróis sem ajuda de profissionais. Para o fazer, siga os procedimentos abaixo:
- Desmonte a moldura do painel de instrumentos e a tampa protectora localizada sob a coluna do volante.
- Solte os clips e puxe a peça do seu local de montagem. Em alguns veículos, não existe a necessidade de aceder à parte interna do interruptor. É suficiente pressionar contra o painel de instrumentos, rodar no sentido dos ponteiros do relógio e puxá-lo para si.
- Desligue o cabo do bloco de terminais do interruptor e substitua-o por um novo.