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Comutador na coluna de direcção: informações úteis
Como detectar falhas do interruptor da coluna da direcção
Tem de desmontar o interruptor para verificar as suas avarias. Necessita de ligar as pontas da lâmpada de teste ao par de contactos correspondente e verifique se o seu fecho ocorre quando o interruptor é movido para a posição de funcionamento. A informação sobre os contactos que têm de estar fechados em determinadas posições do interruptor está na documentação técnica do carro.
Se a peça está funcional, a lâmpada de teste deve iluminar-se quando os contactos respectivos fecham. Caso contrário, o interruptor necessita de ser substituído.
Pode notar que o interruptor da coluna da direcção necessita de diagnóstico se detectar os seguintes sintomas:
- cheiro a queimado no habitáculo;
- fumo com origem no interruptor;
- quando o limpa pára-brisas é ligado, as escovas não funcionam;
- os máximos não ligam ou ligam-se em conjunto com os médios;
- alguns modos do limpa pára-brisas não estão disponíveis;
- os máximos não funcionam;
- a alavanca do interruptor não fica fixa na posição desejada;
- os piscas mantêm-se a piscar ou não ligam, de todo.
Causas de falhas no interruptor da coluna da direcção
Frequentemente, a avaria do interruptor da coluna da direcção resulta da entrada de sujidade e humidade no interior da peça. Causa não só a oxidação dos contactos, mas também promove o sobreaquecimento. Em virtude do aumento da temperatura, os elementos plásticos derretem, a forma-se uma camada de carvão entre os contactos. Geralmente, isto leva a curto circuitos e mesmo incêndio no interruptor.
Em alguns casos, a falha do interruptor ocorre em face do desgaste abrasivo das pistas de contacto ou do deslizador. Uma vez que a abrasão é um processo lento, a avaria pode ocorrer inicialmente como um desempenho instável do equipamento a controlar. O desgaste mecânico dos contactos pode também levar a um curto circuito: as partículas de metal misturadas com o lubrificante começam a conduzir a corrente eléctrica. Habitualmente, este tipo de falha é denunciada pelo piscar contínuo dos piscas ou a incapacidade de desligar os máximos.
O design de alguns interruptores inclui clips. Podem partir devido ao manuseamento pouco cuidadoso, em particular, se aplicar força demasiado intensa na utilização ou na montagem.
Substituição do interruptor da coluna da direcção
O componente não está sujeito a reparação.Em caso de falha, tem de ser substituído. Pode instalar facilmente um novo interruptor sem ajuda de profissionais. Para isto, irá necessitar de:
- Desligar o terminal negativo da bateria.
- Remover a tampa do botão da buzina do volante.
- Puxar a placa de contactos da buzina.
- Marcar a posição do volante relativamente ao veio, desapertar a porca de fixação e desmontar o volante puxando-o para a frente.
- Remover a tampa da coluna da direcção.
- Desapertar os fixadores do interruptor, desligar os cabos e desmontar o interruptor.
- Instalar a nova peça e montar tudo na ordem inversa.
Em alguns carros não necessita de remover o volante para desmontar os interruptores. Pode encontrar informação mais detalhada na documentação técnica do seu veículo.