Capa de pedal carro
Borracha do pedal para
Borracha do pedal: informações úteis
Como detectar falhas no pedal do acelerador
Irá necessitar de um multímetro para verificar o desempenho do componente. Deve mudar para o modo de medição de resistência e ligá-lo aos terminais correspondentes do componente a testar. Quando activa o pedal, a resistência deve mudar suavemente. As mudanças bruscas nos valores medidos indicar que a peça necessita de ser substituída. Uma vez que o design da unidade varia, dependendo da marca e modelo do carro, a ordem de ligação das pontas do multímetro deve estar especificada na documentação técnica do carro.
Uma inspecção mais alargada do pedal do acelerador é apenas possível numa estação de serviço, utilizando equipamento especial de diagnóstico.
Pode identificar que o pedal do acelerador necessita de diagnóstico, na presença dos sintomas que se seguem.
- o indicador «Verifique Motor» acende-se no painel de instrumentos;
- perda de potência do veículo;
- folga;
- velocidade instável do motor, aumento lento da velocidade do motor;
- falta de resposta quando pressiona o pedal;
- velocidade ao ralenti amunentada.
Causas de falhas do pedal do acelerador
Geralmente, as falhas do componente são provocadas pelo desgaste dos caminhos condutores do potenciómetro ou desgaste do deslizador. O contacto instável resulta numa mudança da resistência dos sensores, que fazem com que a UCE receba sinais pouco precisos. Efeitos semelhantes podem resultar da formação de depósitos nas superfícies de contacto dos elementos.
A completa inoperacionalidade do pedal do acelerador ocorre devido à quebra da cablagem ou curto circuito. Normalmente estas falhas resultam da ligação pouco fiável dos contactos: o mau contacto promove quedas dos valores da voltagem e provocam a destruição do isolamento dos cabos.
Um estilo de condução pouco preciso, em especial o hábito de pressionar de forma brusca o pedal do acelerador, bem como de parar bruscamente, resultam no desgaste prematuro das buchas da unidade e da mola de retorno. Isto promove o aparecimento de folgas e aumento dos movimentos livres do componente.
Os clips da capa dopedal podem ficar danificados por causa de uma montagem pouco cuidadosa. Acontece que os parafusos podem ser inadequadamente escolhidos durante o ajuste do habitáculo, em particular, aquando da instalação de pedais de alumínio, em vez dos pedais habituais. Neste caso, a unidade funciona, mas o curso do pedal é limitado pelo comprimento excessivo dos fixadores, que fazem com que as características dinâmicas do veículo se deteriorem.
Reparação do pedal do acelerador
A reparação da unidade apenas é possível para danos menores, por exemplo, se a capa do pedal tem fendas. Neste caso, aconselha-se a comprar um kit especial que consiste em capas para o pedal da embraiagem, capas para o pedal do acelerador e capas para o pedal do travão. Se possível, dê preferência a peças com elementos especiais de borracha que ajudam a fixar os pés do condutor na sua superfície de forma mais fiável.
A cablagem com avaria ou as buchas gastas estão também sujeitas a substituição. Em caso de danos mais graves, é necessário instalar um novo pedal.
Substituição do pedal do acelerador
Pode substituir o pedal do acelerador sem ajuda. Para tal, leve a cabo os passos abaixo na ordem que se segue:
- Desligue o terminal negativo da bateria.
- Pressione os clips e desligue a cablagem do sensor.
- Desaparafuse as porcas de fixação e remova a unidade dos pinos.
- Instale uma peça nova apertando os fixadores com o momento de torção indicado na documentação técnica do seu carro.