Interruptores da luz de marcha atrás carro
Interruptor marcha atrás para
Interruptor marcha atrás: informações úteis
Como detectar falhas no interruptor da luz de marcha atrás
Para inspeccionar a funcionalidade da peça, necessita de um multímetro, em modo de teste de continuidade. Os contactos do instrumento de medida devem ser ligados aos terminais correspondentes da peça a testar. Para uma maior precisão de medição e para evitar curto circuitos, aconselha-se a ligação das sondas do multímetro através de dois cabos isolados. Então, engrene a marcha atrás. Se não ouvir sinal sonoro, o circuito do interruptor está avariado. Se o sinal soa constantemente, tanto com como sem a marcha atrás engrenada, existe um curto circuito no componente. Para verificar o sensor removido do carro tem de accionar o êmbolo manualmente.
Se não tem um multímetro, pode usar uma lâmpada de teste. Para tal, ligue um dos seus contactos à bateria, e o segundo aos terminais do interruptor. O segundo terminal do interruptor é ligado à bateria. A ausência de luz quando activa o êmbolo indica falha no sensor. A iluminação constante da lâmpada independentemente da posição do êmbolo indica que os contactos estão fechados.
Pode identificar a necessidade de diagnóstico do interruptor da luz de marcha atrás, na presença dos seguintes sinais:
- quando engrena a marcha atrás, as luzes não ligam;
- as luzes de marcha atrás estão sempre ligadas;
- quando se move para trás, as luzes cintilam;
- fugas de óleo por debaixo do sensor.
Causas de falhas nas luzes de marcha atrás
Muitas falhas do interruptor são provocadas pela falta de integridade da sua carcaça, como consequência da entrada de humidade e sujidade no componente. Eventualmente, isto leva à oxidação dos contactos e à abertura do circuito eléctrico. Além disso, a entrada de óleo da transmissão na peça evita a livre circulação da corrente eléctrica, já que o óleo é um isolante eléctrico.
Por vezes, as avarias no interruptor das luzes de marcha atrás são causadas pela abrasão dos contactos móveis, razão pela qual o circuito não é fechado quando o êmbolo é empurrado. Em caso de desgaste da mola de retorno, os contactos estão constantemente fechados e as luzes não irão desligar.
O êmbolo incorrectamente ajustado em alguns sensores pode provocar a ruptura da membrana. Nestes casos, o interruptor necessita de substituição. Se o comprimento do êmbolo não é suficiente para a activação, é possível resolver o problema ajustando-o.
A fuga de óleo sob o sensor é normalmente provocada pela aplicação de força excessiva na tentativa de o aparafusar, ou pela má qualidade da peça.
Substituição do interruptor das luzes de marcha atrás
A peça não admite reparação. Se o problema de desempenho não pode ser eliminado pela limpeza dos contactos ou pelo ajustamento do êmbolo, necessita instalar um novo interruptor. Se substituir a peça sem ajuda, siga o procedimento abaixo:
- Coloque o carro num fosso ou numa rampa.
- Accione o travão de mão.
- Desmonte a tampa do cárter.
- Desligue o ligador do cabo do interruptor.
- Coloque um recipiente sob a caixa de velocidades e desaparafuse o componente.
- Aja rapidamente para evitar a fuga de óleo, puxe o interruptor da sua localização de montagem e instale um novo no seu lugar.
- Reabasteça lubrificante na transmissão até ao nível necessário.