
Medidor de massa de ar de carro
MAF para
MAF: informações úteis
Como detectar avarias no medidor de massa de fluxo de ar
Em primeiro lugar, desligue o medidor de fluxo, e tente conduzir sem ele. Um funcionamento do motor melhorado indica um componente avariado. Inspeccione depois a tubagem ondulada e a superfície interior do medidor: não deverá existir humidade ou sujidade. Frequentemente, um medidor de fluxo danificado é denunciado pelo anel de vedação danificado ou em falta, que tem como finalidade vedar o encaixe do componente.
O estado de funcionamento do medidor da massa de fluxo de ar pode ser verificado com o uso de um multímetro. Para este efeito, ligue as pontas do dispositivo aos terminais positivo e negativo do cabo de sinal, mas não arranque o motor, medindo de seguida a voltagem. Não deve exceder os 1,4 V. A falha do medidor de fluxo do seu carro pode ser iniciada pela potência do motor incrementada quando está instalado um medidor de fluxo em bom estado, em vez do testado.
Pode notar que o medidor de massa do fluxo de ar necessita de diagnóstico através dos sintomas que se seguem:
- consumo de combustível aumentado;
- indicadores luminosos a piscar no painel de instrumentos;
- velocidade de ralenti instável;
- indicador “Verifique Motor” ligado;
- potência do motor reduzida;
- desempenho dinâmico do veículo deteriorado;
- o motor não arranca.
Motivos para a avaria do fluxo da massa de fluxo de ar
O componente é muito sensível à contaminação. Assim, a falha na substituição do filtro de ar no tempo devido é um dos motivos mais comuns de avaria do medidor: os depósitos de fuligem na superfície do elemento sensor irá reduzir grandemente a precisão e a eficácia das medições. Consequências semelhantes podem ser causadas pela perda de estanqueidade na tubagem do colector de ar, que faz com que o ar chegue ao medidor de fluxo, evitando o filtro.
Por vezes a causa da falha do sensor está associada a avarias no motor que podem ser acompanhados pelo aumento do consumo de óleo: os depósitos de carvão na superfície do elemento sensor impedem o correcto funcionamento do medidor de fluxo.
O medidor da massa de fluxo de ar pode também falhar devido à aplicação de esforço demasiado intenso ao limpar ou lavá-lo, e devido a erros de instalação.
A humidade e a sujidade podem oxidar os terminais do medidor de fluxo, que resulta na falha de fornecimento de energia ao medidor. Enquanto que os cabos soltos e os ligadores podem causar um curto circuito e consequente queima do componente.
Reparação e substituição do medidor da massa de fluxo de ar
Para repor o funcionamento normal do medidor de fluxo, é suficiente, em alguns casos limpar a sujidade e enxaguá-lo. Contudo, se isso não ajuda, deve ser instalado um novo componente.
Pode facilmente substituir o medidor de fluxo sem ajuda de terceiros. Faça o seguinte:
- Desligue o motor.
- Desligue o terminal negativo da bateria.
- Extraia o ligador do componente após soltar os bloqueios do ligador.
- Desaparafuse os parafusos dos suportes e desligue o tubo colector do filtro do ar.
- Remova o medidor de fluxo avariado e instale um novo.
- Instale todos os componentes nos seus sítios na ordem inversa.