
Fole De Transmissão para carro
Fole do eixo de transmissão para
Fole do eixo de transmissão: informações úteis
Como detectar falhas da junta VC
Para identificar as falhas dos componentes, tem de os inspeccionar. Na superfície dos foles não devem existir fendas, rupturas ou vestígios de óleo. Normalmente é muito difícil detectar microfendas nas peças. É por isso que para uma inspecção mais eficiente, tem de levantar a frente do veículo com um macaco e virar o volante para a sua posição máxima: o dano é mais visível na borracha esticada. Uma vez que a vida útil da junta VC está directamente dependente do estado destas peças, é aconselhável verificá-las pelo menos uma vez por mês.
Pode identificar que os foles da junta VC necessitam de diagnóstico de acordo com os seguintes sinais:
- durante a condução existem sons anormais na zona da suspensão dianteira, aumentando ou diminuindo ao curvar;
- o veículo move-se aos solavancos durante a aceleração.
Causas de falha dos foles da junta VC
Os foles da junta VC estão continuamente expostos a sujidade e humidade, químicos e outros factores agressivos. Por este motivo, os componentes de baixa qualidade não só se gastam muito mais rapidamente, mas podem provocar a falha da própria junta VC.
A destruição dos foles ocorre frequentemente devido à utilização de um lubrificante inadequado ou devido à sua ausência. Alguns lubrificantes podem incluir ingredientes que destroem a borracha. Se o lubrificante for insuficiente, o desgaste abrasivo dos componentes da junta VC aumenta, o que é acompanhado pela geração adicional de calor. Os foles da junta VC interior estão situados mais perto do motor, pelo que estão expostos a um maior impacto devido a temperaturas elevadas e podem eventualmente ver a sua superfície derretida; enquanto que os foles da junta VC exterior estão mais sujeitos a danos mecânicos, em particular, uma punção por impacto com objectos contundentes. Podem no entanto também derreter, por exemplo, se o cubo sobreaquece devido a desgaste do rolamento.
Substituição dos foles da junta VC
Estes componentes são consumíveis, pelo que quando falham, têm de ser substituídos. Pode instalar as peças novas sem ajuda de profissionais, mas irá necessitar de ferramentas especiais. É aconselhável substituir os foles de borracha nas juntas VC interiores e exteriores ao mesmo tempo, pelo que é melhor comprar um kit dos foles do veio da transmissão. Os trabalhos de reparação são mais confortáveis quando levados a cabo num fosso ou numa rampa. Para substituir os foles da junta VC, proceda da seguinte forma:
- Aplique o travão de mão.
- Utilize uma chave de estrela para desapertar a porca do cubo.
- Com uma chave do diâmetro apropriado, desaperte os fixadores das buchas da barra estabilizadora.
- Remova a roda, após desapertar os parafusos.
- Desligue a barra roscada. Para isto vai necessitar de uma ferramenta para remoção da mesma.
- Desmonte a flange da junta VC.
- Remova os fixadores da rótula.
- Mova cuidadosamente o braço e desmonte o veio da transmissão juntamente com as juntas VC, puxando-a cuidadosamente para si.
- Remova os anéis de retenção localizados no exterior do fole.
- Segure o veio da transmissão e desmonte a junta VC com a ajuda de uma ferramenta adequada. Se não tem o equipamento adequado, pode utilizar as ferramentas que tiver disponíveis, mas deve apenas trabalhar na parte interior do componente.
- Limpe a junta VC removida de lubrificante, sujidade e ferrugem, e depois volte a montá-la.
- Coloque o novo fole no veio da transmissão, e fixe-o com uma braçadeira.
- Encha o fole com a quantidade necessária de lubrificante e instale a junta VC no seu lugar.
- Termine a montagem seguindo o procedimento na ordem inversa.