Transmissão final para carro

Como detetar o mau funcionamento do eixo e transmissão final

Esta unidade deve ser verificada a cada 50 000 – 75 000 quilómetros operacionais. Para diagnosticar o eixo e a transmissão final, precisa apenas de um pouco de tempo livre, um buraco, um gancho e um macaco. A sua primeira tarefa é inspecionar a conexão dos componentes. Certifique-se dos elementos que se encaixam precisamente um no outro, verifique a sua mobilidade. É importante ter a certeza de que o alojamento do eixo traseiro (para automóveis de tração traseira) tem lubrificação suficiente. Se tiver um automóvel com a tração dianteira, verifique o lubrificante do eixo dianteiro e do diferencial. Tendo encontrado sinais de fuga no eixo ou diferencial, elimine as brechas e não se esqueça de adicionar o óleo.

Pode notar que o eixo e a e transmissão final exigem diagnósticos pelos seguintes sinais:

  • aumento da vibração na área da parte inferior do veículo;
  • fugas nos diferenciais;
  • aparecimento de sons estranhos em altas rotações de condução;
  • frequente sobreaquecimento da carcaça diferencial;
  • complicação do movimento do eixo pinhão nas curvas;
  • deformação visível do eixo e dos seus componentes.

Causas do mau funcionamento do eixo e da transmissão final

A causa mais comum do mau funcionamento do eixo e da transmissão final é o estilo agressivo de condução. Pressionar acentuadamente o pedal da embraiagem, o travão de emergência, passar por cima de buracos e solavancos a alta velocidade – tudo isso leva não só ao aumento de cargas mecânicas aos componentes, mas igualmente causa o agravamento das características operacionais do material de lubrificação. Devido à fuga de óleo ou ao agravamento da sua eficiência, as superfícies de funcionamento dos elementos adjacentes desgastam-se mais rapidamente. O desgaste das vedações e retentores de óleo, ou a manutenção inoportuna do sistema pode levar às mesmas consequências. O óleo na panela de óleo é substituído a cada 6000 – 12000 km de acordo com as condições de funcionamento. De igual modo, as fixações de aperto e as extremidades dos mancais de rolamentos devem ser executadas de vez em quando.

A condução frequente em estradas irregulares pode provocar danos mecânicos – rachas, fissuras e deformações, causadas pelo bater das pedras ou obstáculos em movimento e a armazenagem de um veículo ao ar livre – o aparecimento e a expansão de corrosão.

Por vezes uma causa para a inoperacionalidade desta unidade pode consistir na instalação de peças de má qualidade. Por exemplo, a utilização de rolamentos não confiáveis pode levar a um bloqueio do eixo motor ou à mudança de posição do diferencial e de seguida a sua avaria.

Reparação e substituição do eixo e transmissão final

Ambos os trabalhos de reparação e de substituição de componentes do sistema são melhores confiar aos profissionais. Lembramos que as engrenagens devem ser substituídas em pares para evitar o desgaste desigual e a subsequente falha de todo o conjunto. Para substituir o diferencial, deve usar equipamento especial, que é fornecido em todas as estações de serviço. A substituição do eixo deve ser realizada apenas em caso de rachas e deteção de corrosão.

Fabricantes populares de Transmissão final
Transmissão final em qualidade original de TOPRAN fabricante Transmissão final em qualidade original de ERA Benelux fabricante Transmissão final em qualidade original de DELPHI fabricante Transmissão final em qualidade original de METELLI fabricante Transmissão final em qualidade original de CX fabricante Transmissão final em qualidade original de SPIDAN fabricante Transmissão final em qualidade original de AISIN fabricante Transmissão final em qualidade original de FAG fabricante
Transmissão final Topseller
Compre MONROE Barra / escora, barra estabilizadora L29621 para carro a baixo preço 11,97 €
-20%
11,97 €
14,96 €
incl. IVA de 23%, expedição
x Barra / escora, barra estabilizadora | MONROE L29621
Informações do produto
  • Barra/escora: Barra de acoplamento
  • número de peças necessárias: 2
Em stock Detalhes
Compre SKF Jogo de rolamentos de roda VKBA 3643 para carro a baixo preço 59,17 €
-20%
59,17 €
73,96 €
incl. IVA de 23%, expedição
x Jogo de rolamentos de roda | SKF VKBA 3643
Informações do produto
  • Artigo complementar/informação complementar 2: com sensor do ABS integrado
  • N.º de furos da jante: 5
  • Flange Ø [mm]: 137
Em stock Detalhes
Número do artigo: 9336007
Compre GSP Jogo de rolamentos de roda 9336007 para carro a baixo preço 32,58 €
-20%
32,58 €
40,72 €
incl. IVA de 23%, expedição
x Jogo de rolamentos de roda | GSP 9336007
Informações do produto
  • Diâmetro exterior [mm]: 136.5
  • Artigo complementar/informação complementar 2: com sensor do ABS integrado
  • Medida da rosca: M14×1.5
  • Distância entre os furos de fixação [mm]: 112
  • N.º de furos da jante: 5
  • Número de dentes do anel do ABS: 86
  • Número de dentes do veio de entrada: 36
Em stock Detalhes
Compre KAMOKA Barra / escora, barra estabilizadora 9963563 para carro a baixo preço 6,59 €
-20%
6,59 €
8,24 €
incl. IVA de 23%, expedição
x Barra / escora, barra estabilizadora | KAMOKA 9963563
Informações do produto
  • Barra/escora: Barra de acoplamento
  • Comprimento (mm): 335
  • Artigo complementar/informação complementar: com acessórios
  • Veículo com volante à esquerda/à direita: para veículos de volante à esquerda/direita
Em stock Detalhes
Compre A.B.S. Barra / escora, barra estabilizadora 260016 para carro a baixo preço 8,19 €
-20%
8,19 €
10,24 €
incl. IVA de 23%, expedição
x Barra / escora, barra estabilizadora | A.B.S. 260016
Informações do produto
  • Barra/escora: Barra oscilante
  • Comprimento 1/Comprimento 2 [mm]: 336
  • Medida da rosca: M12X1.5 RHT
  • Peso [kg]: 0,64
  • Diâmetro [mm]: 19,0
Em stock Detalhes
Número do artigo: 654W0012
Compre RIDEX Jogo de rolamentos de roda 654W0012 para carro a baixo preço 8,58 €
-20%
8,58 €
10,72 €
incl. IVA de 23%, expedição
x Jogo de rolamentos de roda | RIDEX 654W0012
Informações do produto
  • Diâmetro exterior [mm]: 65
  • Diâmetro interior [mm]: 35
  • Largura [mm]: 35
Em stock Detalhes
Compre A.B.S. Barra / escora, barra estabilizadora 260115 para carro a baixo preço 8,99 €
-20%
8,99 €
11,24 €
incl. IVA de 23%, expedição
x Barra / escora, barra estabilizadora | A.B.S. 260115
Informações do produto
  • Barra/escora: Barra oscilante
  • Comprimento 1/Comprimento 2 [mm]: 335
  • Medida da rosca: M10X1.5 RHT
  • Peso [kg]: 0,42
  • Restrição do fabricante: TRW
Em stock Detalhes
Compre A.B.S. Barra / escora, barra estabilizadora 260241 para carro a baixo preço 7,78 €
-20%
7,78 €
9,72 €
incl. IVA de 23%, expedição
x Barra / escora, barra estabilizadora | A.B.S. 260241
Informações do produto
  • Barra/escora: Barra oscilante
  • Comprimento 1/Comprimento 2 [mm]: 352
  • Medida da rosca: M12X1.5 RHT
  • Peso [kg]: 0,46
Em stock Detalhes
  • Contactos
  • Condições Gerais
  • Política de Privacidade
  • Sobre Nós
  • Métodos de pagamento
  • Entrega
  • Direito de rescisão
  • Substituição