Veio de Transmissão / Eixo de Transmissão para carro

Transmissão final Autopeças: Veio de Transmissão / Eixo de Transmissão

Num veículo, o eixo cardã desempenha um papel importante como meio de transmissão do motor para as rodas. Assim, faz um esforço e suprime a vibração no movimento das rodas e o movimento da suspensão. Todos os eixos cardã estão equipados com duas juntas. Uma junta é fixa e é instalada do lado da roda. Outra junta é móvel e é instalada no lado do diferencial. Ambas as juntas são ligadas entre si por uma cruzeta.

Para além da supressão das vibrações e do ruído, as principais funções executadas pelo eixo cardã são os efeitos sobre a dinâmica do carro, e, por conseguinte, a extensão do serviço, bem como a eficiência e optimização do seu peso. Quase todos os dias, os eixos cardã estão sujeitas a transformação, e em consequência, os fabricantes das peças do carro estão constantemente optimizar os seus produtos, melhorando a tecnologia e o material no decurso das actividades de pesquisa.

Além disso, não se esqueça de que os eixos cardã modernos melhoram a segurança geral do veículo. Os novos eixos possuem uma rigidez de torção elevada e aumentam o tempo de vida de um veículo a altas velocidades. Se você tiver qualquer problema com o eixo cardã ou com as juntas é necessário substituir essa peça sobressalente importante do carro. Se você ouvir qualquer ruído ao dirigir o carro e a alta velocidade ou nas curvas há vibração, é necessário verificar o estado do eixo cardã.

É claro, que é muito caro encomendar um novo eixo de transmissão ou juntas cardan nos centros de serviço. Além disso, você terá que esperar duas semanas ou muito mais, até que vai receber a sua peça de automóvel dos fabricantes. É muito mais barato encomendar eixo cardã e outras peças para o seu carro como por exemplo: cilindro de travão ou filtro de combustível, na loja da Internet. Além disso, maior for a sua encomenda, muito mais rápido será entregue.

Como detetar falhas do eixo de transmissão

O diagnóstico do componente é realizado em algumas etapas e exige esforços consideráveis. Em primeiro lugar, realize o controlo de funcionamento do automóvel a ligeira velocidade (20–30 km/h). Vire, então, o carro diversas vezes para ambos os lados acentuadamente. O ruído específico nas curvas indicará as ruturas.

A inspeção visual do eixo pode ser executada sem a assistência de peritos. Durante a verificação visual certifique-se que fica convencido que o eixo não está sujo e danificado. Examine igualmente os selos do óleo, protetores de poeira e aros. Para um diagnóstico mais detalhado é necessário dirigir-se a uma estação de serviço. Em caso de sujidade forte, limpe os detalhes e todos os componentes do dispositivo de transmissão do veículo.

O componente é um dos elementos de transmissão, e, portanto, precisa ser verificado juntamente com os outros componentes do sistema. O diagnóstico complexo do dispositivo de transmissão numa estação de serviço deve ser efetuado a cada 15 000 quilómetros de operação.

Pelos seguintes sinais pode considerar que o eixo de transmissão exige diagnósticos:

  • as vibrações que aparecem sob a parte inferior durante a condução;
  • o automóvel é puxado para um dos lados;
  • o automóvel desvia-se da trajetória na condução;
  • as rodas vibram;
  • o fluido da engrenagem sai ou é espumado;
  • as mudanças são alteradas com dificuldades;
  • o automóvel patina ao mudar as mudanças;
  • o ruído surge sob a parte inferior;
  • fugas do lubrificante sob o veículo quando estacionado.

Causas de falhas do eixo de transmissão

Os elementos mais vulneráveis do eixo de transmissão são as juntas homocinéticas. Na sua construção, existem muitas peças móveis, que estão aptas a desgaste abrasivo em grau considerável. Para evitar a abrasão prematura das suas superfícies de funcionamento, é usado o lubrificante renovador de plástico borracha. O agravamento das suas características operacionais, por exemplo, devido à influência de altas ou baixas temperaturas extremas, afeta diretamente o tempo de vida útil das juntas homocinéticas.

A causa mais comum de danificação das juntas é a rutura da proteção de poeira, que por sua vez, leva a sujidade do material lubrificante, à sua fuga e aumenta o risco de corrosão do mecanismo. É por isso que, as juntas de vedação contra a poeira, e óleo devem ser substituídas assim que sejam encontrados os primeiros sinais do seu mau funcionamento.

O estilo de condução desportivo pode levar ao desgaste prematuro das juntas homocinéticas. O arranque e as travagens acentuadas, especialmente com as rodas desalinhadas a rodar, criam uma carga excessiva nos componentes, aumentam o risco de aparecimento de brechas e o inerente colapso completo da montagem. Uma condução regular em estradas com superfície de baixa qualidade torna-se também uma causa para as fixações se soltarem-se ou danificarem-se frequentemente.

Os condutores encontram a deformação do eixo de transmissão, com rachas ou corrosão normalmente muito mais raramente: após um acidente de viação, depois de passar por um obstáculo, ou no caso de quando o veículo é conduzido numa área com clima húmido.

Reparação e substituição do eixo de transmissão

O componente é formado por vários elementos, portanto, no caso de avaria é necessário substituir apenas o que está avariado. Para definir qual o elemento de detalhe que falhou, serão necessários, nomeadamente, ferramentas e conhecimentos, e, portanto, é necessário reparar e substituir os elementos de eixo na estação de serviço.

Se o eixo de transmissão foi danificado consideravelmente como resultado de um acidente de viação, ou todo o sistema desgastou-se fortemente, é necessário proceder a uma substituição completa do componente.

Fabricantes populares de Veio de Transmissão / Eixo de Transmissão
Veio de Transmissão / Eixo de Transmissão em qualidade original de ERA Benelux fabricante Veio de Transmissão / Eixo de Transmissão em qualidade original de METELLI fabricante Veio de Transmissão / Eixo de Transmissão em qualidade original de SPIDAN fabricante Veio de Transmissão / Eixo de Transmissão em qualidade original de SKF fabricante Veio de Transmissão / Eixo de Transmissão em qualidade original de LÖBRO fabricante Veio de Transmissão / Eixo de Transmissão em qualidade original de LAUBER fabricante Veio de Transmissão / Eixo de Transmissão em qualidade original de GENERAL RICAMBI fabricante Veio de Transmissão / Eixo de Transmissão em qualidade original de SNR fabricante
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Peças de alta qualidade: Veio de Transmissão / Eixo de Transmissão para o seu automóvel
Número do artigo: 13D0030
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incl. IVA de 23%, expedição
x Veio de transmissão | RIDEX 13D0030
Informações do produto
  • Comprimento (mm): 753
  • Dentado exterior do lado da roda: 36
  • Diâmetro da junta do lado da roda [mm]: 98
  • Diâmetro da junta do lado da caixa de velocidades [mm]: 86
  • Diâmetro do retentor [mm]: 59.5
  • Medida da rosca: M16x1.5
  • Peça de troca:
  • Ø do círculo dos furos [mm]: 100
  • Número de furos: 6
  • Ø do furo [mm]: 10.2
Em stock Detalhes
Número do artigo: 205082
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x Veio de transmissão | GSP 205082
Informações do produto
  • Comprimento (mm): 653
  • Dentado exterior do lado da roda: 30
  • Diâmetro do retentor [mm]: 59
  • Diâmetro 2 [mm]: 100
Em stock Detalhes
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x Veio de transmissão | GSP 203006
Informações do produto
  • Lado de montagem: Eixo dianteiro, lado esquerdo
  • Comprimento (mm): 557
  • Dentado exterior do lado da roda: 36
  • Tipo de caixa de velocidades: MT
  • Diâmetro do retentor [mm]: 53
  • Diâmetro 2 [mm]: 100
Em stock Detalhes
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x Veio de transmissão | GSP 210009
Informações do produto
  • Lado de montagem: Eixo dianteiro, esquerda
  • Comprimento (mm): 618
  • Dentado exterior do lado da roda: 21
  • Dentado exterior do lado do diferencial: 22
  • Tipo de caixa de velocidades: MT
  • Diâmetro do retentor [mm]: 50
Em stock Detalhes
Número do artigo: VKJC 1011
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107,72 €
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x Veio de transmissão | SKF VKJC 1011
Informações do produto
  • Comprimento (mm): 535
  • Dentado exterior do lado da roda: 22
  • Diâmetro da junta do lado da roda [mm]: 90
  • Diâmetro da junta do lado da caixa de velocidades [mm]: 100
  • Diâmetro do retentor [mm]: 53
  • Medida da rosca: M20x1.5
  • Ø do círculo dos furos [mm]: 86
  • Número de furos: 6
  • Ø do furo [mm]: 8.3
Em stock Detalhes
Compre GSP Veio de transmissão 210008 para carro a baixo preço 49,38 €
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x Veio de transmissão | GSP 210008
Informações do produto
  • Lado de montagem: Eixo dianteiro, à direita
  • Comprimento (mm): 800
  • Dentado exterior do lado da roda: 21
  • Dentado exterior do lado do diferencial: 22
  • Tipo de caixa de velocidades: MT
  • Diâmetro do retentor [mm]: 50
Em stock Detalhes
Número do artigo: VKJC 7004
Compre SKF Veio de transmissão VKJC 7004 para carro a baixo preço 100,19 €
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100,19 €
125,24 €
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x Veio de transmissão | SKF VKJC 7004
Informações do produto
  • Comprimento (mm): 510
  • Dentado exterior do lado da roda: 38
  • Diâmetro da junta do lado da roda [mm]: 98
  • Diâmetro da junta do lado da caixa de velocidades [mm]: 74.7
  • Número de dentes do anel do ABS: 48
  • Diâmetro do retentor [mm]: 59.9
  • Medida da rosca: M16x1.5
  • Anel de ABS Ø [mm]: 83.1
  • Ø do círculo dos furos [mm]: 104
  • Número de furos: 6
  • Ø do furo [mm]: 10.5
Em stock Detalhes
Compre GSP Veio de transmissão 261123 para carro a baixo preço 66,59 €
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66,59 €
83,24 €
incl. IVA de 23%, expedição
x Veio de transmissão | GSP 261123
Informações do produto
  • Lado de montagem: Eixo dianteiro, lado esquerdo
  • Comprimento (mm): 520
  • Dentado exterior do lado da roda: 36
  • Tipo de caixa de velocidades: MT
  • Diâmetro do retentor [mm]: 53
  • Diâmetro 2 [mm]: 108
Em stock Detalhes
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