
Suporte De Pinças De Travão para carro
Suporte De Pinças De Travão para
Suporte De Pinças De Travão: informações úteis
Como detectar falhas no suporte da pinça do travão
O diagnóstico do suporte da pinça do travão é tipicamente feito em duas fases. Em primeiro lugar é necessário estimar o desempenho de travagem de todas as rodas. Para tal, necessita de acelerar o carro numa estrada horizontal, de asfalto até uma velocidade de 30 km/h e, após pressionar totalmente o pedal da embraiagem ou colocar o carro em ponto morto, trave bruscamente. Se o veículo não derrapar, as pinças e os suportes estão em bom estado.
De seguida, pode começar a examinar a peça. Para maior conforto, é aconselhável que eleve o carro com a ajuda de um macaco e que desmonte a roda. Para detectar movimento livre dos pinos guia no suporte, tem de segurar a pinça de travão e tentar abaná-la. Se detectar movimento livre, tem de desmontar a peças e examiná-la mais minuciosamente. Se os orifícios dos pinos no suporte estiverem gastos, a peça deve ser substituída. As fendas na superfície do suporte ou a sua deformação indicam também a necessidade de substituição.
Pode notar que o suporte da pinça do travão necessita de uma inspecção de acordo com os seguintes sinais:
- sons anormais durante a travagem;
- o veículo foge para um dos lados;
- perda de desempenho dinâmico do veículo;
- perda de eficácia de travagem;
- bloqueio da roda;
- desgaste desigual das pastilhas de travão.
Causas de falhas no suporte da pinça do travão
O suporte da pinça é feito em ligas metálicas robustas e têm uma longa vida útil. A necessidade de a substituir raramente existe. Habitualmente, é causada pela ruptura dos orifícios dos pinos guia ou dos orifícios para os parafusos de fixação, e por vezes pelo aparecimento de fendas na peça.
A causa do aumento da folga entre o suporte e os pinos guia é normalmente a ausência ou falta de lubrificante no interior do componente, bem como a sua não conformidade com os requisitos técnicos do carro. Devido à destruição do fole do pino guia, a sujidade e a humidade entram no suporte causando a sua rápida destruição, e, eventualmente, o encravamento dos componentes móveis.
O empenamento é uma falha muito comum do suporte da pinça do travão. Acontece frequentemente por causa da entrada de objectos estranhos no suporte durante a condução. Mas pode também acontecer em resultado de uma colisão ou erros durante a montagem da peça.
A condução frequente em estradas de má qualidade resulta no afrouxamento dos fixadores do suporte à manga de eixo. Se não os aperta de tempos a tempos, pode acontecer a quebra da peça precisamente durante a travagem. É perigoso.
Durante as utilizações longas, os sulcos de montagem, nos quais as pastilhas de travão são inseridas, podem desgastar-se. Eventualmente, o risco de desvios aumenta e aparecem os chocalhares.
Substituição do suporte da pinça do travão
A substituição da pinça do travão normalmente não é difícil e fácil de fazer sem ajuda. Para tal, tem de realizar a seguinte sequência de passos:
- Afrouxe os parafusos e porcas da roda.
- Eleve o veículo com um macaco e instale um cavalete de apoio por debaixo deste.
- Remova a roda após desapertar na totalidade os seus parafusos.
- Desaparafuse os pinos guia da pinça do travão e desligue-a do suporte. Ate a pinça do travão à mola do amortecedor ou a outra peça da suspensão com um arame para evitar danos na tubagem do travão.
- Retire as pastilhas de travão do suporte da pinça.
- Desaparafuse os parafusos que prendem o suporte à manga de eixo.
- Remova o suporte e instale um novo no seu lugar.
- Instale novos pinos guia, coloque no interior lubrificante resistente a altas temperaturas, e substitua os foles.
- Monte a pinça executando os passos na ordem inversa.