
Regulador Da Força De Travagem para carro
Regulador Da Força De Travagem para
Regulador Da Força De Travagem: informações úteis
O servofreio a vácuo, talvez, é o tipo mais comum, que é utilisado nos sistemas de travão de qualquer automóvel moderno. Quando se aciona o pedal de travão, a força exercida pelo condutor é multiplicada devido ao vácuo interno criado pelo servo freio. A utilização deste dispositivo torna o funcionamento do sistema de travagem do automóvel muito mais fácil e, portanto, reduz o cansaço do condutor. O servofreio actua em todas as rodas, ao mesmo tempo. O servofreio é necessário para reduzir o esforço do pedal do travão durante a travagem mas com a preservação da produtividade do sistema de travagem. Hoje, até mesmo os automóveis de tamanho pequeno possuem servofreios.
Então, qual é o princípio de funcionamento do servofreio e a sua construção? A peça possui duas câmaras. Uma haste passa através da câmara de vácuo para o cilindro-mestre, acionando o seu ou os seus pistões. A haste está ligada ao pedal do travão. Por meio de uma mangueira, o motor está ligado ao servo freio. O motor cria um vácuo parcial dentro da câmera de vácuo, em ambos os lados do diafragma. Quando o motorista pisa no pedal do freio, a haste abre uma válvula, permitindo a entrada do ar na câmara em um lado do diafragma, enquanto este isola o vácuo. O servofreio tem duas válvulas: as válvulas de entrada de ar e passagem de vácuo. A pressão é aumentada no outro lado do diafragma, ajudando a empurrar a haste, que por sua vez empurra o pistão no cilindro-mestre. Quando o pedal do freio é liberado, a válvula isola o suprimento de ar externo, enquanto reabre a válvula a vácuo. Isto restaura o vácuo em ambos os lados do diafragma, permitindo que tudo retorne à sua posição original. Este princípio permite que o condutor a abrandar sem muito esforço.
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Falhas do servo freio
- componente danificado por impacto mecânico;
- metal enferrujado;
- funcionamento incorreto dos pistões;
- acionador partido.
Sinais de avaria do servo freio
- veículo derrapa ou oscila ao travar;
- o movimento do pedal do travão tornou-se mais rígido;
- as rodas traseiras não ficam totalmente bloqueadas quando o pedal do travão vai totalmente para baixo;
- aumento do percurso de travagem;
- vestígios no vedante do servo-freio de fuga de óleo ou líquido dos travões;
- surgimento de ar no circuito traseiro;
- luz de aviso ligada no painel de instrumentos.
Causas de avaria do servo freio
- superação da vida útil dos componentes;
- utilização de líquido dos travões de baixa qualidade;
- oxidação dos pistões;
- entrada de ar nos circuitos;
- braço do acionador solto ou danificado;
- vedante danificado;
- sistema conspurcado ou com objetos estranhas dentro.
Diagnóstico
É bastante difícil diagnosticar a avaria da peça por conta própria. Isto deve-se aos sinais de avaria do servo freio e elementos do sistema de travagem serem semelhantes. Verifique o componente sempre que reabastecer o líquido dos travões a cada 1 - 1,5 anos. O servo freio é utilizado aproximadamente 2 anos.
Substituição do servo freio
A peça não pode ser reparada. Se na inspeção visual for percetível que o servo freio está fora de serviço, a peça deve ser substituída. Quando o sistema tiver várias avarias e falhas, desligue o servo freio durante algum tempo. Para o fazer, ligue o cilindro principal do travão diretamente ao circuito traseiro. Para remover a peça antiga e retirar a nova, os fixadores dos dois tubos principais e dos dois tubos de saída têm de ser desaparafusados. A substituição da peça deve ser sempre feita em oficinas.