Rolo tensor carro
Polia tensora correia para
Polia tensora correia: informações úteis
Este componente da correia de accionamento ou de transmissão é localizado no eixo flutuante. É necessário para manter a tensão da correia e aumentar o ângulo de contacto da polia pequena. O rolete é usado para engrenagens com distância pequena entre eixos e grande relação de transmissão. É necessário ser instalado perto de uma polia pequena no lado frouxo. As desvantagens da instalação deste componente são as curvas adicionais das correias, que levam à redução da sua resistência. O rolete tensor da correia em V é instalado no gerador e ar condicionado. Se os proprietários de automóveis ouvirem um som de sussuro quando o motor está funcionando, isso significa que ele é bastante seco e precisa ser substituído.
Outra indicação para a substituição do rolete é a substituição da correia, que é necessário para a movimentação do VVEL. Se quiser substituir apenas o rolete, não é necessário remover a correia de distribuição ou correia sincronizadora. Deve notar-se que, durante qualquer operação de manutenção, é necessário verificar o grau de tensão da correia de distribuição ou correia sincronizadora. É necessário ajustar a tensão, se a correia está fortemente ou fracamente esticada. Quando a correia está ligeiramente esticada, os dentes da correia quebram. Além disso, por causa da tensão indevida da correia sincronizadora, a correia pode saltar na polia sincronizadora da cambota e árvore de cames. E isso pode levar a um mau funcionamento da instalação de válvulas e de perda de potência do motor. Um salto significativo do cinto pode resultar em seu dano total.
Depois de determinar a causa da falha, você precisa comprar uma novo autopeça de reposição: polia tensora, correia sincronizadora ou árvore de cames. Não se apresse em comprar a peça do centro de serviço. Para salvar o seu tempo e dinheiro, encomende a peça necessária da loja online. Para fazer isso, você precisa só de ter um computador e uma conexão de Internet.
Como identificar uma polia tensora da correia poly-V defeituosa
O componente deve ser verificado em busca de danos de cada vez que dá folga à correia ou no fim de vida útil da mesma. O funcionamento correcto da polia tensora garante que a correia irá funcionar durante muito tempo, não irá partir ou sofrer desgaste.
Pode diagnosticar facilmente o componente sem ajuda profissional. Rode-o manualmente. Se não ouvir nenhum barulho, se não aparecerem folgas e se a rotação não tem solavancos, isso significa que a polia funciona correctamente. Se durante a inspecção encontrar as falhas mencionadas anteriormente, o componente deve ser substituído. Recomenda-se a instalação da nova polia sempre que a correia poly-V seja também substituída, de acordo com as manutenções programadas.
Pode notar que a polia tensora da correia poly-V necessita diagnóstico se notar os sintomas seguintes:
- a rotação do componente produz um ruído estranho;
- a correia em V está demasiado solta na polia;
- a correia move-se demasiado lentamente na polia;
- ocorre movimento axial durante a rotação da polia;
- o componente aquece muito durante o funcionamento;
- a correia está frouxa ou partida.
Motivos para avarias da polia tensora da correia poly-V
A principal razão de danos mecânicos do componente é a instalação inadequada ou a deslocação, que pode ocorrer em virtude de um impacto forte durante um acidente.
A tensão excessiva ou insuficiente da correia V é a principal razão de desalinhamento da polia. A direcção incorrecta da carga no processo de rotação resulta na deformação dos suportes dos componentes e em abrasão na sua superfície.
O desgaste prematuro da peça é frequentemente causado por corrosão do rolamento instalado no seu interior. Durante o funcionamento, a humidade e as partículas abrasivas podem entrar no rolamento, o que resulta em ferrugem e encravamento dos componentes internos da polia. A má qualidade do componente pode também reduzir enormemente a sua vida útil.
Substituição da polia tensora da correia poly-V
Pode substituir o componente sem ajuda profissional, ou mandá-lo substituir numa estação de serviço. Esta operação não é muito difícil. Para substituir a polia, terá de:
- Afrouxar a correia e os parafusos de fixação da polia tensora.
- Marcar o sentido de rotação da correia. Isto assegurará a sua correcta instalação.
- Remover a correia.
- Remover o tensor.
- Desaparafusar a polia propriamente dita.
- Instale um componente funcional.
- Recoloque a correia na sua posição original.
- Ajuste a tensão da correia de acordo com a documentação do veículo.
- Verifique se a polia tensora funciona correctamente.