
Painel de radiador carro
Revestimento dianteiro para
Revestimento dianteiro: informações úteis
Como detectar falhas na moldura do radiador
A peça deve ser examinada de cada vez que passar por cima de um obstáculo ou após uma colisão frontal, mesmo que insignificante, já que é a moldura do radiador que mais exposta está a impactos substanciais. Empenos, fendas, fixadores partidos ou corrosão detectados durante a inspecção indicam que a peça necessita de ser reparada ou substituída.
Pode identificar a necessidade de diagnóstico da moldura do radiador na presença dos seguintes sintomas:
- distorção da parte frontal da carroçaria;
- chocalhar na zona do compartimento do motor durante a condução;
- pára-choques solto;
- desgaste prematuro dos foles da barra estabilizadora;
- fixação pouco fiável do radiador.
Causas de falhas na moldura do radiador
Na maioria dos casos, a moldura do radiador falha por causas de um impacto de grande potência resultante de uma colisão, estacionamento inadequado, choque com um passeio, ou impacto de objectos estranhos durante a condução. Se o carro é utilizado em estradas de má qualidade, o risco de danos mecânicos aumenta consideravelmente. Além disso, devido à vibração excessiva, os fixadores podem soltar-se, o que leva à separação da peça.
A separação da moldura do radiador pode ocorrer por causa de um design mal conseguido do carro. Por exemplo, em alguns modelos de veículos, o fixador do spoiler que liga à moldura está localizado abaixo do pára-choques. Quando se conduz sobre buracos, os clips de retenção entram em contacto com a estrada, desapertam-se e puxam os fixadores da carcaça de plástico - tanto do pára-choques como da moldura do radiador.
As molduras de metal pode oxidar devido ao impacto da humidade e da sujidade.
Substituição da moldura do radiador
A reparação da moldura do radiador não é aconselhada, já que é um elemento importante do sistema de segurança passiva. É por isso que a peça é sujeita a substituição mesmo com danos menores. A montagem da nova peça é muito demorada, mas se tiver alguma experiência, pode fazê-lo sem ajuda. Para tal, siga a sequência de passos abaixo:
- Remova o pára-choques após desapertar os parafusos e soltar os clips.
- Desligue os ligadores da cablagem relacionados com os faróis de nevoeiro e o sensor de estacionamento.
- Desaperte os parafusos de fixação dos faróis e remova as luzes.
- Depois, desaperte os fixadores, um por um, remova a tampa do pára-choques e os reforços, e depois os fixadores do radiador.
- Desaperte os fixadores da moldura.
- Remova o cabo do fecho do capô.
- Remova as condutas do ar.
- Desligue a tampa protetora da moldura, puxe os ligadores dos fios que dela vêm.
- Remova a tubagem que vai para o condensador do AC.
- Remova a moldura do radiador.
- Instale uma nova no seu lugar, executando os passos na ordem inversa.
Este procedimento é generalizado, e pode variar dependendo do design do carro. Antes de começar a substituição, leia a sequência de passos na documentação técnica do seu carro.