Molas carro
Molas de suspensão para
Molas de suspensão: informações úteis
A mola é um dispositivo excepcional que desempenha um papel importante na suspensão de qualquer carro. O funcionamento das molas contribui significativamente para facilitar a montagem e a reparação do carro. A mola é relativamente simples em design e fácil de reparar. A mola consiste em algumas lâminas de espessura e largura uniforme, mas de comprimentos diferentes. Há mola de única lâmina ou mola de multi-lâminas.
O número de lâminas numa mola de multi-lâminas pode variar de 6 a 14. A construção da mola de multi-lâminas tem as suas próprias vantagens. Por exemplo, eles fornecem um bom funcionamento do carro. Na maioria dos automóveis modernos, são fixadas molas de única lâmina, como equivalente da mola de multi-lâminas. As molas de única lâmina duram muito mais do que as molas de multi-lâminas.
Neste caso, a lâmina da mola tem de ser feita de materiais não metálicos. É possível instalar lâminas adicionais da mola, que irão reforçar a suspensão traseira e irão aumentar a sua produtividade. A mola actua como um elemento elástico da suspensão. Ela distribui uniformemente a energia para o corpo e o chassis do veículo. Em alguns carros, os modelos de mola são concebidos como um componente elástico e de guia da suspensão. Bem como a própria mola, as estrias da mola são caracterizadas por uma longa vida útil. Ainda, quando se escolhe as estrias da mola, é necessário prestar uma atenção especial não só a qualidade, mas também ao tipo de suspensão e ao modelo do carro. Na estação de serviço, irá examinar cuidadosamente as lâminas da mola separadamente. Se o especialista encontra rachaduras ou outros danos, você deve substituir a lista defeituosa por uma nova.
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Como identificar uma mola danificada
Se a manobrabilidade do veículo se deteriorou, e ouve um batimento constante ao conduzir, a mola pode estar com problemas. A falha deve ser eliminada de imediato, caso contrário qualquer unidade da suspensão pode falhar. Se a mola perdeu parcialmente a sua elasticidade, e não for substituída atempadamente, pode partir na estrada, resultando em consequências muito mais sérias
As molas com avaria podem ser identificadas visualmente. Contudo, a melhor solução é fazer o diagnóstico numa estação de serviço especializada, com o uso de equipamento apropriado.
O processo de diagnóstico neste caso, será da seguinte forma:
- Limpeza minuciosa do componente.
- Exame detalhado da mola em busca de defeitos mecânicos.
- Medição do comprimento do componente. Se for mais curto que o exigido, a mola deve ser substituída.
- Verificação da mola em busca de desvios da posição perpendicular. Se o valor excede 1,5 graus, o componente deve ser imediatamente substituído.
O estado das molas deve ser verificado durante cada manutenção programada. A vida útil média dos componentes é de 200 a 250 mil quilómetros. Ao mesmo tempo, as molas devem ser obrigatoriamente substituídas quando o amortecedor é substituído, bem como após um acidente onde o eixo dianteiro e traseiro do veículo forem danificados..
Pode notar que a mola necessita diagnóstico de acordo com os seguintes critérios:
- batimentos na carroçaria ao conduzir;
- a parte dianteira do veículo baixa ou eleva-se alguns centímetros.;
- o veículo desvia para a direita ou para a esquerda;
- se pressionar o capô do veículo com as suas mãos, irá oscilar para cima e para baixo, or permanecerá inclinado;
- o veículo está descaído.
Motivos para avaria das molas espirais
Em primeiro lugar, a mola pode perder elasticidade devido ao desgaste normal. O componente pode também ficar danificado devido à fricção entre as molas. Quando o carro está excessivamente carregado, as molas são comprimidas ao máximo, o que resulta em defeitos mecânicos. Mossas, fendas e outros danos podem também ocorrer quando se atingem pedras na estrada. A sobrecarga frequente do veículo, ou a condução em estradas irregulares resulta na redução da altura da mola. A exposição a humidade elevada e químicos agressivos leva a corrosão.
Reparação e substituição das molas espirais
Se as molas estiverem comprovadamente funcionais, após um exame cuidadoso, e não existe necessidade de substituição, troque-as de lado. Faz sentido se apenas uma pessoa estiver a usar o veículo, e não for utilizado para transportar cargas. Dada a troca dos componentes, a mola que não foi sujeita a cargas, ao estar no lado do passageiro, será instalada no lado do condutor.
Os kits de molas espirais devem ser substituídos utilizando equipamento especial, pelo que a substituição deve ser levada a cabo numa estação de serviço.