Molas de lâminas carro
Mola de caminhão para
Mola de caminhão: informações úteis
Como detetar uma falha do feixe de molas
Os feixes de molas são para serem diagnosticados após cada 10 mil km de quilometragem. O teste dos componentes deve ser confiado a profissionais. A inspeção não exige sempre desmontar o componente. Se o componente é desmontado do veículo, é inspecionado numa banca especial que permite simular as suas condições de funcionamento. Uma verificação mais completa requer um suporte de rolamentos. O grau de deflexão da mola permite que os especialistas detetem rapidamente uma falha.
Pode notar que o feixe de molas requer o diagnóstico pelos seguintes sintomas:
- os choques da estrada são muitas vezes totalmente transferidos para a carroçaria do automóvel;
- são ouvidos ruídos anormais;
- o veículo puxa regularmente para um dos lados;
- a rigidez aumentada da suspensão;
- um lado do veículo está em baixo;
- diminuição da distância ao solo.
As razões de falha do feixe de molas
A razão mais comum para a deformação dos feixes de molas é a sua má qualidade. Em caso de sobrecarga constante do automóvel e inobservância do plano de manutenção do veículo, estilo de condução agressivo e condução todo-o-terreno, os componentes de má qualidade rapidamente falham.
O deslocamento longitudinal do feixe de molas devido ao cisalhamento do parafuso do centro da mola leva a consequências semelhantes. Portanto, recomenda-se verificar regularmente a confiabilidade dos elementos de fixação do componente.
A falha de um do feixe de molas seguido por um barulho metálico pode ser a causa de perda ou dano do tampão, o que aumenta a rigidez da suspensão.
A corrosão ocorre devido ao armazenamento do veículo ao ar livre, a falha para repintar o feixe de molas no devido tempo.
Reparação e substituição do feixe de molas
Para evitar danos, refresque regularmente a pintura e lubrifique os locais onde os feixes de molas tocam. Isso irá prevenir as falhas dos pinos de mola.
Se um feixe de molas ficar avariado durante a condução, colocar duas chaves em ambos os lados do mesmo, envolver firmemente esta estrutura com fio e prossiga para a estação de serviço. Preste especial atenção para evitar todos os buracos na estrada.
Se o componente não poder ser reparado, deve ser substituído. Para fazer isso, vai precisar de:
- soltar as porcas;
- retirar o amortecedor;
- elevar o veículo e colocá-lo num suporte para descarregar o componente;
- remover o pino, a pressão e as arruelas de pressão;
- remover a mola;
- remover as articulações dos ilhós;
- remover a sujidade e os vestígios de corrosão, se houver;
- inspecionar as articulações, pinos, anilhas, arruelas;
- Se estes componentes forem úteis, podem ser utilizados no novo componente;
- instalar o novo feixe de molas.