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Tubo turbo: informações úteis
Como detectar falhas no sistema de entrada de ar
A inspecção do sistema de entrada de ar é levada a cabo em várias fases. Em primeiro lugar verifique a integridade da conduta de entrada, e depois o desempenho dos seus componentes individuais. O método do procedimento de diagnóstico é escolhido por especialistas dependendo dos sintomas da falha.
O ar comprimido e a máquina de fumo são habitualmente utilizados para detectar uma fuga. Numa verificação independente, pode usar uma solução de sabonária e ar comprimido.
Os sensores e reguladores são verificados com um multímetro. Em primeiro, ligue o dispositivo de medida aos terminais correspondentes do dispositivo a verificar e meça a sua resistência. Se não coincidir com o seu valor nominal, existe então uma quebra no enrolamento. Utilize então o multímetro para medir a voltagem aos terminais dos cabos de potência e compare o valor obtido com os valores indicados na documentação técnica do carro.
O funcionamento das válvulas e aletas é normalmente inspeccionado sob condições simulando o desempenho real.
Pode identificar que o sistema de entrada de ar necessita de diagnóstico pelos seguintes sinais:
- aumento do consumo de combustível;
- funcionamento instável do motor ao ralenti e durante a aceleração;
- fumo negro saído do escape;
- perda de potência do motor;
- deterioração do desempenho dinâmico do carro;
- luz Verifique Motor pisca no painel de instrumentos;
- sons estranhos no compartimento do motor durante o seu funcionamento;
- sobreaquecimento frequente do motor.
Causas de falhas do sistema de entrada de ar
Muitas falhas do sistema de entrada de ar são provocadas por contaminação: a substituição atrasada do filtro do ar ou a sua má qualidade, bem como a falta de estanquicidade da tubagem levam à entrada de pó e humidade na tubagem de entrada de ar. A acumulação de depósitos causa o encravamento das válvulas e das aletas, a capacidade prejudicada dos canais e câmaras de turbulência. As mesmas consequência resulta também da formação crescente de depósitos de óleo provocada por falhas do motor, do sistema de ventilação da cárter, desgaste das hastes das válulas, e de viagens de curta duração.
A humidade, sujidade e depósitos de fuligem representam um risco significativo também para os componentes eléctricos do sistema de entrada de ar. Podem provocar oxidação dos terminais e diminuir a sensibilidade dos sensores.
Frequentemente, as falhas do sistema de entrada de ar estão relacionadas com as condições adversas de utilização do veículo. Em virtude das mudanças de temperatura ou do estacionamento ao ar livre, a tubagem de admissão de ar ou da mangueira de entrada de ar do turbo podem rachar. A condução em estradas de má qualidade, o estilo de condução agressivo e a vibração exagerada do motor podem provocar o afrouxamento dos fixadores e das braçadeiras.
Frequentemente, a estanquicidade do sistema de entrada de ar é violada devido a danos mecânicos, ao envelhecimento dos componentes vedantes, por exemplo, dos anéis de borracha do sensor ou as juntas do colector de admissão, bem como devido à combustão do colector.
Reparação e substituição do sistema de entrada de ar
Habitualmente a reparação do sistema de entrada de ar contempla a limpeza dos seus componentes de sujidade e depósitos de carvão, bem como a substituição dos componentes avariados, dos sensores, aletas, válvulas, tubagens, tubos de ligação, fixadores e braçadeiras, e por vezes do colector de admissão.
A complexidade do procedimento está directamente dependente do grau dos danos e da localização das peças a substituir. Pode encontrar instruções mais detalhadas na documentação técnica do carro.
A substituição de todo o sistema de entrada de ar é normalmente feita como parte de uma operação de tuning, de forma a melhorar as características desportivas do carro.