Ponteira de transmissão carro
Junta homocinética para
Junta homocinética: informações úteis
Como identificar uma junta VC avariada
O diagnóstico não assistido da unidade é muito difícil. Em primeiro lugar inspeccione os foles. Devem estar livres de defeitos, já que a cada 500 quilómetros conduzidos com foles danificados pode resultar em danos das juntas de velocidade constante.
Após isso, verifique se existe movimento livre na junto, ao toque. Se este movimento for demasiado amplo, desmonte a unidade, ou contacte uma estação de serviço para diagnóstico num banco de testes recorrendo a software especial.
Pode notar que a junta VC pode necessitar de diagnóstico, se verificar os seguintes sintomas:
- ao conduzir e fazer manobras, ouvem-se sons estranhos por debaixo do veículo;
- manobrabilidade deteriorada do veículo;
- fumo saído do fundo do veículo;
- manchas de óleo nos foles.
Razões de avarias das juntas VC
Em média, a vida útil das juntas do veio da transmissão é de 100 a 120 mil quilómetros. Contudo, os componentes podem falhar muito mais cedo se o veículo for utilizado em estradas de má qualidade, ou se os componentes que estão em contacto com as juntas VC tiverem danos mecânicos.
Muito frequentemente, a falha prematura da junta VC deve-se à ruptura dos foles. A sujidade e a areia que entram têm um efeito abrasivo das superfícies de contacto, e significativamente reduzir a sua vida útil, enquanto que a humidade causa corrosão. Além disso, a falta de estanquicidade está ligada às fugas de lubrificantes, que pode também resultar na abrasão aumentada dos elementos da junta VC.
A vida útil da junta VC pode também ser significativamente reduzida devido à condução descuidada. Os arranques e as travagens abruptas, a curvagem a alta velocidade e as constantes cargas sobre o veículo, por exemplo, o transporte regular de bagagem pesada, levam à falha da unidade.
Reparação e substituição da junta VC
Se notou sintomas indirectos de danos da junta VC, ou dos foles durante a inspecção, a junta VC deve ser desmantelada, e o lubrificante antigo deve ser substituído. Por vezes para repor a junta VC, é suficiente aplicar novo lubrificante e substituir o fole.
Em caso de danos mais sérios, o componente deve ser substituído. Faça o seguinte:
- Levante o veículo com um macaco, ou coloque o carro num elevador.
- Remova a roda.
- Desaperte os fixadores da junta VC.
- Desmonte a rótula.
- Desaperte os parafusos dos cubos.
- Extraia a junta VC do cubo, remova o fole e desmonte a unidade.
- Instale tudo no seu lugar, na ordem inversa.