Filtro do habitáculo carro
Filtro de pólen para
Filtro de pólen: informações úteis
O filtro interno é uma coisa completamente única. É necessário para garantir a qualidade do ar, que constantemente penetra da rua dentro do carro, e que deve ser fresco, sem qualquer mistura de poeira e resíduos. Após vários anos de operação nos ductos de ar há montanhas de poeira. Isso prejudicia a saúde do condutor e dos passageiros, porque a sujeira acumula inúmeras bactérias e germes. E que acontece num carro durante o Verão!
Você lavou dificilmente o seu carro favorito, e em uma hora você vai reparar uma pequena camada de poeira no painel de bordo. Sem mencionar quanta sujeira absorvem os estofos em tecido. É por isso que foi inventado esta peça única de carro, que é chamada de filtro interno ou filtro de ar condicionado. Sem dúvida, o filtro interno é feito de material de alta qualidade. É feito de um papel respirável especial que impede a entrada das menores partículas de poeira e sujeira e não entupe.
Se você ligar o aquecedor, aquela poeira que chega no filtro de papel, vai colocar-se num bolso especial de ar do ventilador de ar. Se você de repente notou que os vidros começaram a ficar embaciados ou o aquecedor sopra pior, você precisa substituir o filtro interno. Caso contrário, o filtro entupido começa a abafar o motor, o que pode levar a uma falha rápida do motor de ventilação. Dirigir com os vidros embaçados também é perigoso. A propósito, recomenda-se a substituição do filtro interior cada 10.000 quilómetros.
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Falhas dos filtros de habitáculo.
- peça suja;
- superfície do filtro danificada;
- ocorrência de desadsorção (o carvão perdeu as suas características de filtragem).
Sinais de avaria do filtro de habitáculo
- vidros transpirados;
- odor desagradável no habitáculo;
- baixo nível de pressão de ar com a ventoinha a funcionar ao máximo;
- funcionamento incorreto do sistema de ar condicionado;
- o habitáculo é pouco aquecido numa estação fria;
- má circulação de ar.
Causas de avaria do filtro de habitáculo
- peça montada incorretamente;
- condução do carro em estradas poeirentas;
- o componente está a ser utilizado há mais tempo que o permitido;
- a superfície de funcionamento do filtro tem água ou substâncias gordurosas;
- entrada de sujidade e objetos estranhos no sistema, que causaram a danificação do material de filtragem;
- o filtro de carvão absorveu demasiados químicos e perdeu as suas características químicas.
Diagnóstico
Uma inspeção visual permite perceber as roturas da peça. Antes de começar a verificação, verifique a localização do filtro. Na maioria dos carros encontra-se sob o capô, no entanto, alguns modelos têm o filtro na base da consola central.
Se o filtro não estiver sujo abane-o. Certifique-se que não existem vestígios de água na peça, já que a humidade cria condições favoráveis à reprodução de microrganismos patogénicos.
Substituição do filtro do habitáculo
O componente é um consumível e por esse motivo não é reparado. Além de não ser dispendioso, o que facilita a sua substituição.
A vida útil do componente ronda os 10 000 quilómetros, devendo ser substituído a cada 5000 quilómetros caso utilizado com frequência em estradas poeirentas ou estradas de fraca qualidade.
Pode instalar um filtro por conta própria, não vai precisar de conhecimento e equipamento específicos. Primeiro, retire a tampa fixa com uma trava ou pequenos parafusos e de seguido retire o componente a ser substituído. Depois, monte o componente novo.
Se durante a verificação perceber que o filtro foi danificado, deve dirigir-se a uma oficina para fazer uma verificação a fundo do sistema de ar condicionado para avarias mais graves.