
Filtro De Óleo para carro
Filtro De Óleo para
Filtro De Óleo: informações úteis
O filtro de óleo é um dispositivo projetado para remover as sujidades do óleo do motor e dos fluídos hidráulicos. O filtro de óleo é instalado no sistema de lubrificação dos motores de combustão interna. Existem vários tipos de filtros de óleo: centrífugo, de fluxo total, com cartucho substituível e outros. Nos sistemas de lubrificação dos motores, são especialmente mais comuns os filtros de óleo centrífugos.
O filtro de óleo pode ser de diferentes formas. Entre eles, os mais comuns são os filtros mecânicos. Para remover as impurezas eles usam a filtragem. O filtro de óleo deste tipo pode ser ou reutilizável ou descartável.
Estes filtros são concebidos para reter uma grande quantidade de partículas nocivas, que são formadas por causa do desgaste das superfícies de fricção das peças, e são geradas pelo uso do motor. O filtro de óleo não é um mecanismo indecomponível que consiste de um corpo de metal com meio filtrante e válvulas de segurança especiais no interior do filtro. No filtro, são montados dois pistões: uma válvula by-pass e uma válvula anti-retorno.
A primeira é iniciada quando o óleo atua desviando o óleo do elemento filtrante, devido à viscosidade aumentada ou quando existe uma contaminação do componente de filtro. A segunda válvula está instalada na entrada do filtro e está sempre aberta, quando o motor está em funcionamento. Quando o motor estiver desligado, a válvula se fecha e não deixa o óleo a fluir de volta para o cárter. Em consequência, o óleo é imediatamente fornecido ao sistema de lubrificação do motor quando o motor for ligado novamente. Oma outra variante de design do filtro de óleo é um componente substituível do filtro. Trata-se de um cartucho que está instalado na carcaça estacionária do bloco de motor. Estas válvulas estão localizadas no motor.
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Falhas dos filtros de habitáculo.
- peça suja;
- superfície do filtro danificada;
- ocorrência de desadsorção (o carvão perdeu as suas características de filtragem).
Sinais de avaria do filtro de habitáculo
- vidros transpirados;
- odor desagradável no habitáculo;
- baixo nível de pressão de ar com a ventoinha a funcionar ao máximo;
- funcionamento incorreto do sistema de ar condicionado;
- o habitáculo é pouco aquecido numa estação fria;
- má circulação de ar.
Causas de avaria do filtro de habitáculo
- peça montada incorretamente;
- condução do carro em estradas poeirentas;
- o componente está a ser utilizado há mais tempo que o permitido;
- a superfície de funcionamento do filtro tem água ou substâncias gordurosas;
- entrada de sujidade e objetos estranhos no sistema, que causaram a danificação do material de filtragem;
- o filtro de carvão absorveu demasiados químicos e perdeu as suas características químicas.
Diagnóstico
Uma inspeção visual permite perceber as roturas da peça. Antes de começar a verificação, verifique a localização do filtro. Na maioria dos carros encontra-se sob o capô, no entanto, alguns modelos têm o filtro na base da consola central.
Se o filtro não estiver sujo abane-o. Certifique-se que não existem vestígios de água na peça, já que a humidade cria condições favoráveis à reprodução de microrganismos patogénicos.
Substituição do filtro do habitáculo
O componente é um consumível e por esse motivo não é reparado. Além de não ser dispendioso, o que facilita a sua substituição.
A vida útil do componente ronda os 10 000 quilómetros, devendo ser substituído a cada 5000 quilómetros caso utilizado com frequência em estradas poeirentas ou estradas de fraca qualidade.
Pode instalar um filtro por conta própria, não vai precisar de conhecimento e equipamento específicos. Primeiro, retire a tampa fixa com uma trava ou pequenos parafusos e de seguido retire o componente a ser substituído. Depois, monte o componente novo.
Se durante a verificação perceber que o filtro foi danificado, deve dirigir-se a uma oficina para fazer uma verificação a fundo do sistema de ar condicionado para avarias mais graves.