
Fecho Central para carro
Fecho centralizado para
Fecho centralizado: informações úteis
Fecho centralizado é um mecanismo conveniente para fechamento automático simultânea ou desbloqueio de todas as portas do veículo, as portas automáticas , as tampas para câmaras de visita e a tampa do tanque de combustível. Esse sistema pode ser chamado de sistema de conforto, que também é acoplado ao sistema de alarme do carro. A gestão centralizada significa que há um controlo electrónico único de todas as portas.
O sistema de fecho centralizado está operando tanto quando a ignição do carro está ligada ou desligada. O facto é que, ao trancar as portas e rodar a chave, apaga-se um micro-interruptor (micro-switch), que é responsável para o trancamento. O código proveniente do interruptor é transmitido para a unidade de controle da porta e, em seguida, para a unidade de controle principal. Neste momento, não só as portas traseiras estão bloqueados, mas também a tampa do tanque de combustível. O código recebido do micro-interruptor no dispositivo principal de travamento impede a reactivação do motor eléctrico. Todas as portas podem ser desbloqueadas da mesma maneira. Você também pode abrir e fechar a porta com a ajuda de um controle remoto. Para fazer isso, basta pressionar o botão correspondente à chave de ignição.
Neste caso, o código é enviado para a antena de recepção da unidade de controle principal. Após o processamento do código, a unidade de controle vai emitir sinais para a unidade de controle das portas e a tampa de combustível. Observe que ao ocorrer o bloqueio remoto, a alarme do carro é activada e as janelas fecham-se automaticamente. No caso de sofrer um acidente de trânsito, as portas trancadas abrirão automaticamente. E isto acontecerá depois de que o código recebido do sistema de controle passará para a unidade central de controle. Ela determina a actuação dos dispositivos necessários e a abertura das portas.
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Como identificar avarias no fecho central de portas
O procedimento de diagnóstico do componente é determinado com base nos sintomas da falha. Se determinados elementos do fecho não reagem, verifique os seus actuadores e os cabos ligados a eles. Se o sistema não funciona na totalidade, a placa de circuitos integrados principal pode estar defeituosa. Além disso, deve assegurar-se que não existem curtos circuitos e que o fusível está funcional.
Na ausência de sinais do controlo remoto, verifique as pilhas (se estão no seu local e têm carga) e o sinal propriamente dito. Isto apenas pode ser feito por especialistas.
A vida útil do fecho central de portas não tem limite definido. Se o componente for utilizado correctamente, e não for exposto a impactos mecânicos que resultem em danos, o fecho não terá de ser substituído durante toda a vida útil do carro.
Contudo, a cada alguns anos deve verificar cuidadosamente o estado dos cabos eléctricos, dos actuadores e da placa de circuitos integrados, e limpe os componentes do sistema.
Pode notar que o fecho central de portas necessita de diagnóstico se verificar os sintomas que se seguem:
- o componente não reage á abertura;
- o componente é despoletado com um atraso superior a cinco segundos;
- uma ou mais portas não abrem;
- após o fecho ser despoletado, o actuador não é desactivado.
Motivos de avaria do fecho central de portas
As avarias que resultam na falha completa ou parcial do fecho central pode ser divididas em vários tipos:
Os danos mecânicos incluem o funcionamento incorrecto dos actuadores das portas causados pelo desgaste das engrenagens do actuador ou falha das bobinas solenóides, bem como falta de estanqueidade da linha de vácuo.
Os problemas eléctricos podem começar com um fusível queimado ou uma bateria descarregada do comando remoto do fecho central e acabar com um relé da placa de circuitos integrados do compressor avariado, por acção de um curto circuito.
O funcionamento do fecho central de portas é afectado pela humidade excessiva ou pelo congelamento severo que leva à oxidação dos cabos e à perda de contacto, pelo que, quando há mudanças de estação, tente manter o carro num parque coberto, ou numa garagem.
Reparação e substituição dos componentes do fecho central de portas
O procedimento de reparação é determinado pelo tipo de falha. Se um dos actuadores está defeituoso, o estofo tem de ser removido da porta correspondente. Note que os actuadores com motores funcionamento durante muito mais tempo que os actuadores com solenóides.
Se um actuador está defeituoso, deve ser totalmente substituído. A cablagem eléctrica danificada pode ser reparada e isolada, contudo, é melhor substituí-la de imediato.
A falha do comando remoto apenas pode ser eliminada numa estação de serviço onde todas as ferramentas necessários estão disponíveis.
Em caso de curto circuito na placa de circuitos integrados principal, ou de danos, o componente deve ser substituído. Deve notar que este componente é muito pouco dispendioso.