
Esfera de suspensão carro
Acumulador de pressão para
Acumulador de pressão: informações úteis
Como detectar falhas no acumulador da suspensão hidráulica
O diagnóstico independente dos acumuladores da suspensão hidráulica é feita em várias fases. Para iniciar, examine os componentes e os seus locais de montagem: não devem existir vestígios de óleo.
De seguida, tem de desligar o ligador do acumulador e tentar aplicar pressão à membrana utilizado ferramentas que tenha à mão. Se for facilmente curvada, a peça está com problemas.
Para avaliar o estado dos componentes, pode colocar marcas especiais nos reservatórios de expansão da suspensão hidráulica. Neste caso, a inspecção é feita da seguinte forma:
- Em primeiro lugar, tem de verificar se o reservatório está cheio com fluido, com o nível normal.
- Levante depois a carroçaria para a sua posição mais elevada, activando o sistema de ajuste de altura ao solo e marque o nível de fluido no reservatório.
- Tem depois de colocar a carroçaria na sua posição mais rebaixada e de novo marcar o nível de fluido. O intervalo entre as duas marcas deve ser de, pelo menos, 7 pontos. Se for inferior, os acumuladores não estão a funcionar de forma correcta.
Um diagnóstico mais detalhado pode ser levado a cabo numa estação de serviço, recorrendo a equipamento especial.
Pode identificar a necessidade de diagnóstico por parte da suspensão se estiver na presença dos seguintes sintomas:
- deterioração das propriedades de amortecimento;
- sons estranhos durante a condução;
- redução da altura ao solo;
- pancadas no fundo do veículo ao conduzir em estradas irregulares;
- o indicador de avaria da suspensão ilumina-se no painel de instrumentos;
- o volante desvia para um dos lados;
- aumento do esforço necessário para rodar o volante;
Causas de falha do acumulador da suspensão hidráulica
Estas peças são muito duráveis. As suas falhas são maioritariamente provocadas pela não conformidade com os requisitos para manutenção da suspensão hidráulica. Uma vez que o azoto tende a evaporar, os acumuladores devem ser reabastecidos a cada 150.000 a 200.000 quilómetros para manter a pressão necessária. O aumento deste intervalo pode resultar numa queda da pressão, o que aumenta o risco de ruptura da membrana.
Além disso, o fabricante do carro estipula também os intervalos para mudança do fluido hidráulico. Nos carros mais antigos é de aproximadamente 50.000 a 60.000 quilómetros, nos modelos mais actuais é de cerca de 120.000 km. A substituição do fluido pode ser combinada com a purga do sistema, que deverá também ser feita a cada 120.000 km. Negligenciar estas recomendações resultam no encravamento das válvulas, os danos nos tubos e a combustão da bomba.
A utilização de óleo impróprio no sistema da suspensão hidráulica pode levar à destruição prematura da membrana e de outros vedantes. Em caso de emergência é aceitável abastecer o sistema com óleo do motor sem aditivos para poder chegar a uma estação de serviço.
Substituição do acumulador da suspensão hidráulica
Aconselha-se a substituição das peças em conjunto. A sequência de passos para levar a cabo a tarefa é dependente do design do carro e do número de acumuladores utilizados no sistema de suspensão. Ao planear a substituição caseira, necessita confirmar o procedimento nas instruções técnicas do veículo.
Geralmente, a remoção das peças e a instalação são simples. Tudo o que tem a fazer é aliviar a pressão no sistema e utilizar uma chave de bocas para as desapertar, e proceder depois à instalação das peças novas.
Em alguns carros, a subestrutura da carroçaria tem de ser removida para substituir os acumuladores hidráulicos centrais. Neste caso, a instalação das peças deve ser confiada a profissionais numa estação de serviço.