Correia trapezoidal estriada carro
Correia de acessórios para
Correia de acessórios: informações úteis
Como detectar avarias na correia poly-V
O estado das correias deve ser verificada a cada 10 a 15 mil quilómetros, em conjunto com a substituição do óleo. Em primeiro lugar inspeccione o componente. Se estiver significativamente danificado, instale um novo. Caso existam algumas pequenas fendas, a substituição não é necessária. Contudo, se as fendas estão separadas entre si menos que 10 a 20 mm, a correia está severamente danificada. Verifique também se as polias não estão contaminadas com sujidade e objectos estranhos.
Pode notar que a correia poly-V necessita de diagnóstico se notar os seguintes sintomas:
- ruídos e silvos ouvidos no componente em condução;
- a correia desliza, vibra ou fica torcida;
- o lado oposto do componente tem um aspecto brilhante e acetinado;
- o motor sobreaqece;
- os elementos de borracha estão em falta;
- manchas e marcas de gordura visíveis na superfície do componente;
- os sulcos nas nas estrias estão preenchidos com sujidade;
- os rebordos da correia estão danificados;
- a bateria não mantém carga;
- a camada base da correia está danificada ou rasgada;
- as fibras na superfície da correia estão partidas.
Motivos para avarias da correia poly-V
A correia poly-V está sujeita a cargas elevadas. O desgaste prematuro parcial do componente é provocado pela elevada temperatura no compartimento do motor, bem como o movimento contínuo. Estes factores são motivos para o aparecimento de fendas no componente e pela separação de fragmentos de borracha.
O grau de tensão da correia é um factor crítico. A tensão insuficiente pode causar vibrações severas a a abrasão do componente, a tensão excessiva pode causar ruptura. A instalação incorrecta do componente, em particular, a sua localização fora da polia, faz com que as estrias se soltem a partir da base. Os danos na correia podem também resultar da sua instalação em polias gastas ou desalinhadas. Além disso, a razão da ruptura das linhas da base e da correia propriamente dita, pode ser a entrada de objectos estranhos na polia.
Substituição da correia poly-V
A vida útil máxima do componente é de 4 anos. Após esse período, deve ser instalado um novo componente. Um componente danificado não está sujeito a reparação. Antes de remover a correia, remova o topo do filtro de ar e o sensor de massa de fluxo de ar. Remove depois a válvula solenóide e o fundo do filtro do ar. Para remover a correia, afrouxe o tensor. Durante a instalação de um novo componente, coloque-o no meio das polias, e desaparafuse o parafuso do tensor. No final, instale todos os componentes na ordem inversa.