Correia dentada carro
Correia de distribuição para
Correia de distribuição: informações úteis
Correia sincronizadora é uma correia de borracha com ranhuras na parte interna, que conecta a cambota e a árvore de cames do motor do carro. Devido a êmbolos, a cambota roda através das correias de ligação. Esta função é semelhante à da rotação da roda dentada da bicicleta. A árvore de cames abre as válvulas acima do pistão. Para fazer isso, é necessário sincronizar a rotação da árvore de cames e da cambota. Para este efeito, a correia dentada ou correia sincronizadora é necessária. Com a ajuda dos dentes, a correia conduz as polias de eixo e estabelece as suas rotações.
Se você quiser substituir a correia, não vale a pena fazer isso sem necessidade. As instruções de carros modernos contêm informações completas quando chega a hora de substituir a correia sincronizadora. Como regra de substituição, quando o carro atinge 100.000 quilômetros, mas para cada carro este limite é individual. A correia sincronizadora, além da cambota e da árvore de cames toca outras peças, o que reduz a vida útil da correia. Se a correia leva também à bomba de água, então você vai precisar de substituir tanto a correia como a bomba de água. Ainda mais, por causa das características de desenho de alguns motores, a correia dentada ou correia sincronizadora não pode ser substituída sem remover a bomba de água.
Se você ainda precisa de substituir a correia sincronizadora, não instale uma peça análoga em vez de uma nova correia original. Neste caso, não se poupa. É sempre necessário usar somente peças originais de reposição, incluindo correias dentadas, correia em V e árvores de cames, porque as peças análogas não são realizadas com a tecnologia de peças originais. Você vai economizar se encomenda online as peças do carro não das oficinas de reparação. Neste caso, você não só vai pagar menos dinheiro para as peças, mas também levá-las em um período muito curto de tempo.
Como detetar o mau funcionamento do kit da correia de distribuição?
Primeiro, realize o diagnóstico de som, que inclui a escuta atenta dos sons na área do sistema de distribuição durante o funcionamento. As avarias são manifestadas por ruídos, batimentos, ruídos ásperos, e sons de clique. Se forem ouvidos ruídos estranhos, inspecione a correia de distribuição e os elementos adjacentes.
Durante a inspeção, preste atenção ao estado da superfície de funcionamento da correia. Não deve ter fendas, saliências, locais com rasgos ou vestígios de óleo, e os lados e os dentes devem ser livres de cortes, reentrâncias e arranhões.
Além dos defeitos visíveis, as avarias dos rolos são manifestadas pela livre atuação ou ruído quando são rodados manualmente.
O exame de rotina deve ser realizado após cada 50-75 mil quilómetros de quilometragem. Muitos proprietários de automóveis confiam os diagnósticos a uma estação de serviço, para que tenham acesso à correia de distribuição, aos elementos do sistema que são para serem desmontados.
Pode notar que o kit da correia de distribuição precisa de diagnóstico, pelos seguintes sintomas:
- os gases de escape ficam enegrecidos;
- durante o funcionamento, o motor vibra excessivamente;
- durante a operação, um forte ruído é ouvido do sistema de distribuição;
- o tempo de distribuição é interrompido;
- a potência do motor é reduzida.
As razões das avarias do kit da correia de distribuição
A falha prematura do kit da correia de distribuição pode ocorrer por uma série de razões. Uma delas é a instalação inadequada da correia, que reduz a vida útil dos elementos. A falha em cumprir com as recomendações do fabricante em termos de aperto dos elementos de fixação resulta no desalinhamento dos rolos. Os fixadores podem também ser apertados incorretamente se a reparação for executada no motor sobreaquecido ou extremamente arrefecido.
A perda da tensão nas vedações do motor muitas vezes resulta na entrada do lubrificante na correia. O material usado para o componente é sensível aos óleos, assim rapidamente falha. O ajuste solto da capa protetora da correia de distribuição pode ser a razão da entrada de corpos estranhos no mecanismo, que irá causar danos à correia.
Substituir o kit da correia de distribuição
A falha da correia de distribuição é removida pela substituição. Mesmo se o componente parecer normal, é aconselhável substituí-lo numa base programada, após cada 60 a 90 mil quilómetros de quilometragem. Observe que a correia de distribuição deve ser substituída em conjunto com outras peças da engrenagem de distribuição, os rolos em particular.
O kit da correia de distribuição pode ser substituído numa estação de serviço, ou por si mesmo. A maioria dos proprietários de automóveis preferem confiar a substituição aos especialistas de uma estação de serviço, devido à complexidade deste trabalho.