Cabeçote amortecedor carro
Coxim de amortecedor para
Coxim de amortecedor: informações úteis
O rolamento é um dispositivo técnico e uma parte da barra de suporte, o qual suporta uma estrutura fixa, com certa rigidez. Também assegura a rotação e fixa a posição no espaço. A propósito, o primeiro rolamento foi inventado em 1829. O rolamento do telescópio assegura as rotações de cada viragem das rodas. Vamos focar para saber como isso acontece. Os rolamentos do telescópio consistem de um par de anéis de diferentes formas.
Na superfície exterior do anel interior e na superfície interior do anel exterior existem bicos, em que no processo de funcionamento, o rolamento do telescópio move. A fim de reduzir o tamanho e aumentar a precisão e rigidez, alguns componentes de veículos utilizam rolamentos combinados. Existem também rolamentos do telescópio sem separador (alguns tipos de rolamentos podem ser sem eles). Esses rolamentos têm um número considerável de elementos rolantes e uma grande capacidade. No entanto, a maior taxa de rotação dos rolamentos sem separador é muito mais baixa, devido à rotação excessiva dos momentos de resistência.
Rolamentos do telescópio operam principalmente no atrito de rolamento. Neste caso, existem apenas pequenas perdas devido ao atrito entre o separador e os elementos rolantes. Portanto, em comparação com os rolamentos lisos, as perdas de energia devido à fricção são reduzidas e isto diminui o desgaste. Os rolamentos de rolos do cartucho tem uma cobertura de protecção e não necessitam de manutenção, tais como a substituição de graxa. Os rolamentos abertos são bastante sensíveis à penetração de corpos estranhos, porque isso leva à destruição relativamente rápida do rolamento.
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Como identificar apoios dos amortecedores danificados
Pode levar a cabo o diagnóstico primário do apoio do amortecedor sem ajuda de terceiros. Para o fazer, tente balançar a viatura inclinando-se no capô. Se o componente estiver danificado, notará folgas. Adicionalmente, terá de inspeccionar o apoio do amortecedor. Ao fazê-lo, preste atenção ao estado da peça de borracha. Se estiver danificada, ou desviada, o braço requer substitiução.
Pode notar que o apoio do amortecedor necessita de diagnóstico se notar os seguintes sintomas:
- batimento ou chocalhar durante a condução (apesar disto poder indicar, por exemplo, o desgaste da bucha do amortecedor);
- manobrabilidade deteriorada do veículo;
- vibração durante a condução;
- rangidos ao virar o volante;
- ligação solta entre o amortecedor e o chassis.
Se encontrar alguns destes sintomas, procure ajuda de especialistas numa estação de serviço para um diagnóstico mais preciso de toda a suspensão num banco de testes. O facto é que estas manifestações podem acompanhar avarias de outros componentes, por exemplo, das buchas dos amortecedores. Os exames de rotina devem ser levados a cabo a cada 1,5 a 2 anos.
Motivos para avarias dos apoios dos amortecedores
A falha prematura do apoio pode ser resultado da sua contaminação, corrosão ou má qualidade. A vida útil do componente pode também ser reduzida devido à utilização do veículo em estradas de má qualidade, a mudanças de temperatura, condução frequente a alta velocidade. Estes factores afectam o estado tanto das peças de borracha dos apoios dos amortecedores, como aos fixadores e rolamentos.
Substituição dos apoios dos amortecedores
Se for detectado um apoio do amortecedor com falhas, deve ser imediatamente substituído. Caso contrário, irá resultar na falha do amortecedor, o que levará a reparações mais onerosas.
O componente exigirá a substituição se os elementos de borracha estiverem com desgaste ou o rolamento de rolos estiver danificado. Frequentemente os amortecedores são substituídos recorrendo a kits de reparação. Pode incluir:
- a peça de borracha do apoio do amortecedor;
- o rolamento;
- o fole;
- o vedante do óleo;
- parafusos;
- porcas;
- a bucha do amortecedor;
A substituição do componente inclui tipicamente os seguintes passos:
- Desaparafuse a haste superior do amortecedor.
- Afrouxe os parafusos da roda.
- Levante o veículo com um macaco e coloque-o em posição segura com calços.
- Remova a roda.
- Desmantele o apoio do amortecedor.
- Comprima a mola do amortecedor com um compressor especial de molas.
- Remova o apoio com problemas.
- Limpe o local de instalação do componente, remova a corrosão, se necessário.
- Instale o novo componente.
- Sem remover o compressor de molas, monte o braço e instale-o no seu sítio.
- Instale a haste no orifício de montagem.
- Aperte as porcas de fixação com uma chave de torque.
- Remova o compressor da mola do amortecedor.
- Baixe o veículo.
Tenha em mente que a substituição do apoio do amortecedor sem ajuda apenas é possível para quem tem experiência neste tipo de trabalho. Tenha em consideração que o procedimento pode variar dependendo se se trata da suspensão dianteira ou traseira e do modelo do veículo. Assim, antes de iniciar o trabalho, leia a documentação do veículo.