
Bomba De Vácuo Sistema De Travagem para carro
Bomba De Vácuo Sistema De Travagem para
Bomba De Vácuo Sistema De Travagem: informações úteis
Como detectar falhas da bomba de vácuo do servo freio
Pode levar a cabo uma inspecção inicial sem ajuda de profissionais. Como primeiro passo. tem de verificar se a peça está despressurizada. Inspeccione visualmente e de forma minuciosa a superfície do componente. Vestígios de óleo. fendas e outros danos mecânicos são indícios de falha. Assegure-se que a carcaça da bomba está fechada de forma viável com uma tampa.
Para uma inspecção adicional. tem de remover o painel de instrumentos e depois desligar a tubagem da bomba vinda do servo freio. Ligue depois o motor e deixe-o aquecer. Feche a extremidade da tubagem com o seu dedo. Se a bomba funcionar correctamente. deverá sentir sucção. Se não existir sucção. tem de reparar ou substituir o componente.
O diagnóstico mais aprofundado apenas pode ser feito por profissionais de uma estação de serviço com a ajuda de um medidor de vácuo.
Pode identificar a necessidade de diagnóstico da bomba de vácuo do servo freio na presença dos seguintes sintomas:
- quando o motor está a aquecer ou a funcionar a baixas velocidades. ouve-se um batimento metálico;
- quando o motor está insuficientemente quente. o pedal do travão resiste à pressão;
- a luz do travão de mão está activada no painel de instrumentos;
- a potência do motor diminuiu;
- o número de rmps ao ralenti diminuiu;
- o fumo do escape tornou-se negro.
Causas de falha da bomba de vácuo do servo freio
A avaria mais frequente da peça é a falta de óleo ou o seu nível insuficiente. Isto leva a um desgaste rápido da bomba e. consequentemente a um nível de vácuo insuficiente no sistema. A despressurização pode resultar num desgaste do vedante. também.
A utilização de óleo de má qualidade pode também levar a avarias. já que pode causar o bloqueio do orifício de entrada do óleo.
Reparação e substituição da bomba de vácuo do servo freio
Se existirem danos menores. pode tentar comprar um kit de reparação e reparar a bomba sem ajuda de terceiros. Antes de o fazer. vale a pena calcular o seu custo. Caso o preço não seja muito diferente do da peça nova. é mais prático proceder à sua substituição.
Em alguns modelos de veículos. a bomba de vácuo do travão está ligada ao alternador. Nestes casos. os seus trabalhos de restauração devem ser confiados a profissionais numa estação de serviço.
A instalação de uma peça nova sem ajuda profissional é muito difícil devido ao acesso complicado à peça. Além disso. o motor pode falhar devido à instalação incorrecta da peça. É por isso que recomendamos que faça a substituição da peça numa estação de serviço.