Barra axial da direção carro
Braço axial de direção para
Braço axial de direção: informações úteis
Os componentes de direção e chassi do qualquer automóvel são as peças responsáveis pela segurança nas estradas. Os componentes da direcção, que incluem a junta axial, em todas as fases de concepção, fabricação e instalação são sujeitas a um desempenho de cuidados especiais.
Eles devem garantir 100 por cento de segurança da condução e a dos passageiros em todas as situações na estrada, o que pode ocorrer com ou sem a influência do condutor. Juntamente com a parte sob a forma de uma haste axial, liga os componentes da caixa de direcção de qualquer veículo. As superfícies de deslizamento do anel axial e o anel da caixa da junta axial em conjunto com os eixos do rolamento formam um ângulo.
Por isso, são utilizados principalmente para absorver movimentos de pequena amplitude, mas dentro de certos limites, podem ser usados também para movimentos combinados. Os anéis das juntas axiais são feitas de aço cromado, endurecido e polido. O revestimento de plástico da área de deslizamento da junta axial é reforçado com uma fibra de vidro e é aplicada por injecção directamente na carcaça do anel. A área de deslizamento do anel de eixo possui revestimento cromado em cromo duro e recoberta com massa lubrificante de lítio. As juntas são destacáveis e isto permite-lhe de montar os seus componentes separadamente.
A variação de temperatura do funcionamento possível das juntas axiais deve ser desde 40 graus abaixo de zero até 75 graus acima de zero. No entanto, durante um período de tempo limitado, elas são capazes de operar a temperaturas de até 110 graus acima de zero.
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Como identificar o mau funcionamento da articulação axial da barra de direção
Este componente deve ser verificado por duas pessoas: uma pessoa deve mover os componentes do mecanismo, e a segunda deve verificar a livre atuação nas articulações. Se pedir ajuda a especialistas numa estação de serviço, eles irão realizar diagnósticos com um detetor de livre atuação. Quando verificar o componente, simule os movimentos em várias direções para esta unidade. Pode verificar se o componente está fixo no lugar, com uma inspeção simples.
Para mover um componente um contra o outro, use um alicate e uma alavanca pneumática. No diagnóstico das articulações, tenha cuidado para não danificar a borracha dos foles anti poeira.
Pode notar que a articulação axial da barra de direção precisa de diagnóstico pelos seguintes sintomas:
- são ouvidos ruídos estranhos;
- deteriorou-se a dirigibilidade do veículo;
- girar o volante exige maior esforço;
- os pneus estão excessivamente desgastados;
- a vibração aumentou e é sentida no volante;
- apareceu a livre atuação.
Razões das avarias da articulação axial da barra de direção
O principal motivo do desgaste prematuro do componente é a sua má qualidade. O tempo de funcionamento causa o desgaste e a destruição das pastilhas de borracha, o que leva à falha total do componente.
Outro motivo frequente de desgaste comum é o rasgo do fole anti poeira. Isso deteriora a proteção do componente, e a sujidade entra no interior e ai forma um depósito abrasivo. A situação é agravada pela água que retira gradualmente o lubrificante.
Os danos mecânicos do componente, como fissuras e remoção do segmento, são causados por instalação não profissional. Além disso, tais defeitos podem aparecer se preferir o estilo agressivo de condução, ou se o seu veículo é muitas vezes conduzido em estradas de má qualidade.
Substituir a articulação axial da barra de direção
Se substituir o componente por si mesmo, siga rigorosamente as instruções de manutenção e as recomendações do fabricante do automóvel indicadas na documentação para o modelo específico. Para substituí-la, faça o seguinte:
- bloquear as rodas traseiras do veículo;
- elevar o lado esquerdo e direito do veículo para descarregar o estabilizador;
- desapertar o parafuso da articulação da suspensão sob o suporte do amortecedor;
- extrair o pino da articulação;
- marcar a posição inicial do componente;
- desapertar as porcas de fixação do componente substituído;
- instalar um novo componente no lugar que marcou;
- apertar as porcas na articulação e o parafuso de fixação, o torque de aperto para o último deve ser de 65 Nm;
- fazer o alinhamento das rodas numa estação de serviço.
O período máximo de uso do componente não deve exceder 100 mil quilómetros de quilometragem.