Anel de sensor de ABS carro
Anel de sensor de ABS para
Anel de sensor de ABS: informações úteis
Como detectar falhas no anel de sensor do ABS
Para avaliar o estado da peça, tem de levantar o carro com um macaco e examinar o anel de sensor, rodando lentamente a roda. As fendas, os dentes esmagados, a ferrugem e a má fixação da peça ao local de encaixe, a separação da fita magnética indicam que a peça falhou.
Pode identificar que o anel de sensor do ABS necessita de diagnóstico através dos seguintes sintomas:
- o indicador correspondente ilumina-se no painel de instrumentos;
- o carro derrapa durante a travagem;
- é necessário um grande esforço para virar o volante;
- a eficiência do travão, em especial em estradas molhadas ou em gravilha, diminuiu consideravelmente.
Causas de falhas no anel de sensor do ABS
O anel de sensor do ABS está localizado sob a parte inferior do veículo e está continuamente exposto a sujidade, humidade e químicos. Eventualmente, a resistência do metal no qual é feito, diminui e o anel pode partir. Além disso, o componente está largamente sujeito à corrosão. Como resultado do impacto de ambientes agressivos, a fita magnética pode destacar-se.
A condução frequente em estradas de má qualidade pode provocar danos na peça. A entrada de gravilha ou os choques com um obstáculo podem causar o empeno ou a ruptura do anel.
Por vezes, as avarias da peça resultam de erros durante a instalação. Em particular, o anel pode partir por causa de demasiada força ao inseri-lo na junta VC (junta de velocidade constante) ou por sobreaquecimento excessivo. As acções pouco cuidadosas ao remover o fole da junta VC podem resultar num efeito semelhante.
A ruptura prematura do anel de sensor do ABS pode ser provocada por falhas de outros componentes da suspensão. Por exemplo, o desgaste excessivo do rolamento da roda, acompanhado de desvios da roda, levam à redução da distância entre o sensor e o anel. Eventualmente, as peças começam a raspar umas nas outras e acabam por falhar.
Substituição do anel de sensor do ABS
Pode instalar uma peça nova tanto numa estação de serviço, como sem ajuda profissional. A complexidade do trabalho e do procedimento de substituição dependem da localização da peça e do design do carro. Se o veículo está equipado com um anel integrado no rolamento da roda, é provável que tenha de substituir todo o conjunto. Se o componente está montado na junta VC, terá de aceder à parte exterior da junta. Para tal, desmonte a roda, remova a pinça do travão, desligue o amortecedor, puxe a junta VC do cubo após desaparafuse todos os fixadores, e depois retire cuidadosamente o anel do anel exterior do conjunto. Antes de instalar um novo componente, o local de montagem deve ser limpo de sujidade e ferrugem, depois lubrificado e a própria peça deve ser aquecida para facilitar a instalação.
Se não tem experiência, é melhor procurar assistência de especialistas. Ao substituir a peça sem ajuda de profissionais, siga as recomendações do fabricante do carro.