
Alternador carro
Motor de arranque alternador para
Motor de arranque alternador: informações úteis
Os geradores que são instalados nos carros pertencem aos grupos de geradores com um enrolamento de campo rotativo. Esta peça de automóvel consiste de um rotor, de um estator e um conjunto rectificador. O estator é um tipo de anel de placas de aço, na superfície interior do qual existem pólos do enrolamento e cinco voltas. Portanto, nesta fase existem seis bobinas que estão ligadas umas às outras. As extremidades estão ligadas aos terminais de saída. O campo magnético é gerado pela bobina de excitação e o circuito magnético, que estão localizados no rotor. No campo, a potência do enrolamento é fornecida pela bateria através do interruptor de ignição, controlador de relé, escovas e anéis colectores.
Quando o rotor do gerador começa a girar, o campo magnético cruza as linhas de força do condutor do enrolamento do estator, após de que eles produzem uma corrente eléctrica alternada. A corrente começa a fluir para dentro da unidade do rectificador de silício, onde a rectificação da corrente eléctrica ocorre e a corrente eléctrica é fornecida para o circuito externo. Pode-se controlar o funcionamento do gerador com a ajuda de um amperímetro, que é instalado no painel de instrumentos. Em relação à velocidade da cambota ou veio de manivelas do motor e à rotação do rotor, é importante dizer que é mutável.
Os principais problemas com o gerador enfrentados pelos proprietários de veículos são: sem corrente de carga, a presença da corrente de descarga no dispositivo de medição quando o motor do carro está a funcionar a velocidades médias e altas do veio de manivelas e o desgaste do gerador e do rectificador. A ausência da corrente de carga ocorre quando a correia desliza ou existe a quebra dos fios do enrolamento ou a perda das fases do estator. Mas se houver uma falha do gerador em seu carro, não se apresse para comprar um novo. Primeiro, você precisa ver o catálogo de produtos e preços que as lojas online pode oferecer- lhe. Qualquer peça de carro que você quer comprar, na nossa loja online, você encontrará tudo o que precisa, incluindo módulo de ignição, cilindro escravo, ou outras peças muito mais baratas.
Falhas de gerador
- anéis deslizantes sujos, queimados ou com óleo;
- deslizamento da correia da engrenagem;
- circuito partido;
- rolamentos desgastados ou danificados;
- porca de uma polia do gerador solta;
- ligações do rotor aos polos do estator;
- suporte da peça desgastado;
- escovas encravadas.
Sinais de avaria do gerador
- bateria descarregada ou derretida;
- ruído excessivo quando a unidade começa a funcionar;
- sinal de bateria fraca ao ligar o motor;
- faróis fracos;
- sons baixos e tinidos durante o funcionamento do motor;
- nível de voltagem admissível excedido;
- brilho dos faróis muda bruscamente segundo o número de rotações.
Causas de avaria do gerador
- instalação de componentes de baixa qualidade;
- gerador desgastado e oxidado;
- anomalias da caixa de controlo da voltagem;
- molas de aperto danificadas ou deformadas;
- funcionamento incorreto da peça em modo normal;
- influência externa de:
- água;
- temperaturas altas;
- sais;
- produtos químicos na superfície da estrada;
- sujidade.
Diagnóstico
A verificação da unidade deve ser feita com recurso a equipamentos específicos, nomeadamente um amperímetro e um voltímetro. Pode fazê-lo por conta própria ou com a ajuda de especialistas de uma oficina. O estado do componente é definido no banco de diagnóstico.
A pesquisa das falhas do gerador deve ser iniciada com a medida do nível da voltagem das ligações da bateria do acumulador. Depois, tem de ligar o motor e medir novamente os equipamentos, que devem cumprir os seguintes valores:
- antes do arranque do motor — 12V;
- após o arranque do motor — 13,8–14,4V.
Valores elevados indicam a falha do relé ajustador, valores baixos apontam para a ausência de corrente elétrica alternada.
Reparação e substituição do gerador
Normalmente, a vida útil do gerador é de cerca de 160 000 quilómetros. Normalmente, é frequente substituir os nós ou acessórios para eliminar anomalias mecânicas. Alguns modelos de geradores antigos podem precisar da rotação dos anéis deslizantes. A substituição das correias da engrenagem é feita quando a vida útil foi excedida, existe tensão máxima ou muito desgaste. Em algumas oficinas é possível rebobinar a peça, mas costuma ser dispendioso.