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Os automóveis da Mazda foram produzidos pela corporação japonesa Mazda Motor desde 1920. O fundador da empresa é Jujiro Matsuda. Em 2015 a empresa entrou nas 15 maiores empresas do mundo em termos de produção, com o número de veículos vendidos anualmente superior a 1 milhão. Atualmente, a empresa conta com cerca de 39 000 funcionários. Os veículos são populares devido ao seu design único, criado de acordo com o "Kodo": Filosofia "Soul of Motion", e uma série de tecnologias de última geração, que visam o máximo prazer de condução.
Especificações técnicas dos automóveis da Skoda
Antes de 2012, a empresa tinha utilizado com sucesso motores rotativos Wankel, pois são compactos, têm uma manutenção fácil e caracterizam-se pelo baixo nível de vibração. A sua potência ia dos 220 aos 350 cavalos. O fabricante equipou cerca de 20 modelos com estes motores, começando pelo coupé Cosmo Sport. Em 1986, os engenheiros tiveram sucesso ao acelerar o coupé Savanna RX-7 com um motor rotativo aos 383,7 km/h, o valor elevado para a época.
O alinhamento de motores de combustão interna naturalmente aspirados Skyactiv-X caracteriza-se pelo desempenho elevado e baixo consumo de combustível. Isto foi obtido, graças ao elevado rácio de compressão (14) e à utilização de tecnologia de ignição por compressão controlada através de vela de ignição. Esta combina compressão e velas de ignição, o que assegura uma combustão mais completa do combustível e um nível baixo de emissões. Atualmente, os berlinas 3 BP e 6 GL, bem como o crossover CX-5 KF estão equipados com estes motores.
A estabilidade na estrada e a tração perfeita dos automóveis da Mazda resultam no funcionamento da tração às quatro rodas i-ACTIV. Esta utiliza 27 sensores, que estão constantemente a analisar o estado da superfície rodoviária. O acionar e desligar da tração às quatro rodas é feito automaticamente. A i-ACTIV está instalada nos crossovers CX-9 de segunda geração e CX-5 KF.
O sistema de controlo vetorial (G-Vectoring Control) ajusta o binário do motor e o funcionamento do sistema de travagem analisando o ângulo de viragem do volante. Isto resulta na manobra efetuada com a mais elevada aderência à estrada. Em particular, esta tecnologia está implementada no crossover CX-5 KF.
O sistema multimédia MZD Connect com um ecrã de 7 polegadas informa o condutor da situação rodoviária em modo online, e imediatamente corrige o trajeto. O sistema pode ser controlado ao pressionar o ecrã ou através de comandos de voz. Está instalado no berlina Mazda 6 GL e no crossover CX-5 KF.
Em 2018, o berlina 6 recebeu a classificação mais elevada, 5 estrelas, nos testes de segurança do Euro NCAP, algo que se deveu bastante à utilização da tecnologia i-ACTIVSENSE. Inclui sistema de travagem Smart City Brake, que deteta obstáculos a até 6 metros com recurso a um sensor infravermelho. Em caso de proximidade perigosa, aumenta a pressão no sistema de travagem para facilitar a travagem de emergência. Se o condutor não reagir, o sistema aciona imediatamente os travões. Além disto, i-ACTIVSENSE inclui o sistema de aviso de afastamento da faixa de rodagem (LDW) e assistência à manutenção na faixa de rodagem, que ajusta automaticamente o trajeto do veículo.
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